quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Felicidade: qual é o significado e como encontrar a sua - gshow - inglês

No dicionário, a palavra felicidade é definida como um estado de espírito de alguém alegre, contente ou satisfeito. Mas, seria possível apenas um conceito englobar toda complexidade do tema?

Se a gente perguntar para as pessoas o que é a felicidade, diversas serão as respostas. Isso acontece porque essa definição é algo muito pessoal, ou seja, pode mudar de pessoa para pessoa.

Segundo o idealizador do Congresso da Felicidade, Gustavo Arns, há vários milênios a humanidade busca compreender a felicidade a partir da filosofia, da religião, das artes e da espiritualidade. Recentemente tivemos a chegada da ciência se dedicando ao tema.

E mesmo dentro da ciência existe um grande debate em relação a esse conceito. Por certo, devemos observar que existem influências culturais, sociais e históricas.

Então, qual o significado de felicidade?

Muito além do dicionário, o verdadeiro significado da felicidade também depende das nossas origens. O que entendemos como felicidade no Brasil no século XXI é certamente diferente do que se entendia por felicidade na China do século V.

Cientes de tudo isso, entendemos que a ciência não vai nos dar uma palavra final em um debate que já dura alguns milhares de anos, mas é fato que a compreensão científica pode nos auxiliar a elaborar nossas próprias reflexões.

Um importante ponto da ciência é nos auxiliar a organizar mentalmente a compreensão do tema. Por isso o conceito de felicidade é tão importante, porque sou tão feliz quanto sou capaz de experimentar felicidade no meu dia-a-dia. E a minha compreensão do que é felicidade que determina essa experiência.

Então devemos buscar realmente nos aprofundar nesse conhecimento, alargando nossas fronteiras de compreensão mental para alargar também nossas fronteiras de percepção no dia a dia. É muito importante entendermos que a felicidade vai muito além dos momentos felizes.

Os momentos felizes são uma camada importante de felicidade, mas são apenas uma primeira camada. Precisamos aprofundar nossa compreensão e percepção para camadas mais profundas de felicidade e satisfação com a vida.

Veja também: o que a ciência tem a nos dizer sobre a felicidade

Como a ciência vê a procura da felicidade

5 elementos definem o que entendemos pelo conceito de felicidade — Foto: Divulgação

5 elementos definem o que entendemos pelo conceito de felicidade — Foto: Divulgação

Precisamos entender que o conceito de felicidade não é uma abstração ou filosoficamente vago. A ciência hoje apoia seus estudos em compreensões concretas e tangíveis que podem se tornar caminhos para uma construção sólida e duradoura de um estado de maior bem-estar.

Para o pesquisador Tal Ben-Shahar, que ficou famoso por ser o professor dá aula mais concorrida de Harvard e que esteve no Congresso Internacional de Felicidade de Curitiba em 2018, o conceito de Felicidade se dá pela combinação de 5 elementos: o bem-estar físico, o bem-estar emocional, bem-estar intelectual, relacional e espiritual.

Dessa forma saímos de uma ideia abstrata para termos caminhos concretos para construir mais felicidade em nosso dia a dia, cuidando de cada um desses elementos do bem-estar.

👉 Acompanhe aqui tudo sobre o Start da Felicidade

📺 Fique ligado na programação da RPC

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário