domingo, 23 de janeiro de 2022

Ranking de nomes em 2021: veja os mais escolhidos em Uberlândia e entenda a importância da escolha - G1 - inglês

Imagem de arquivo de pés de bebês — Foto: Loraine Prokisch/Divulgação

Imagem de arquivo de pés de bebês — Foto: Loraine Prokisch/Divulgação

Segundo o Portal de Transparência do Registro Civil, Miguel e Helena foram os nomes mais registrados em Uberlândia em 2021. O primeiro significa "quem é como Deus?" e representa a humildade, já o segundo "a reluzente".

De forma geral, a tendência foi nomes curtos e bíblicos. O g1 listou o ranking de registros, explicou o significado dos 5 primeiros e conversou com pais e especialistas para entender a importância e o impacto da escolha.

Confira abaixo a tabela com o ranking dos nomes mais escolhidos em Uberlândia em 2021:

Ranking de nomes mais escolhidos em Uberlândia em 2021

Nome N° de registros
1 Miguel 138
2 Helena 133
3 Alice 130
4 Arthur 119
5 Davi 97
6 Heitor 96
7 Gabriel 95
8 Gael 93
9 Theo 92
10 Samuel 83
11 Cecilia 77
12 Maria Alice 71
13 Pedro 67
14 Laura 66
15 Bernardo 63
16 Benicio 61
17 Henrique 59
18 Julia 58
19 Joao MIguel 53
20 Maria Julia 52
21 Heloisa 52
22 Manuela 51
23 Noah 49
24 Valentina 48
25 Benjamin 47
26 Ravi 46
27 Lucas 43
28 Isis 43
29 Liz 42
30 Beatriz 40
31 Lorenzo 39
32 Antonella 39
33 Isaac 39
34 Sophia 37
35 Rafael 37
36 Melissa 37
37 Maite 36
38 Eloa 36
39 Maria Cecilia 36
40 Felipe 36
41 Lavinia 34
42 Gustavo 33
43 Luisa 33
44 Maria Eduarda 33
45 Sofia 32
46 Isabela 32
47 Anthony 31
48 Nicolas 31
49 Joaquim 31
50 Joao Pedro 31

Significado dos 5 nomes mais registrados em 2021 em Uberlândia

Com origem hebraica, Miguel resulta da junção das palavras mi, kha e el e significa “quem é como Deus?”. O nome representa a humildade e é citado como um arcanjo 5 vezes na bíblia.

Helena tem origem em Heléne, um nome grego e representa “luz” ou “tocha”. O significado é “a reluzente”.

Duas origens são apontadas para o nome Alice, a primeira é grega e representa o “real”. Já a segunda é do germânico Adelheid e expressa “nobre” e “qualidade”.

Acredita-se que o nome Arthur tenha origem celta e significa “forte”, “rei urso" e “corajoso”

Davi tem origem hebraica e é um nome bíblico. Ele significa “o amado”. Na bíblia, ele foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel.

Importância e cuidados da escolha do nome

Imagem ilustrativa de certidão de nascimento — Foto: Divulgação

Imagem ilustrativa de certidão de nascimento — Foto: Divulgação

“Nós queríamos um nome que fosse simples, curto, de fácil escrita e, ao mesmo tempo, bonito!", contou o casal de Uberlândia, Marina Goncalves Neves e Hericson Duarte.

Em 2021, eles registraram o nome do Yuri, o primeiro filho deles. A denominação do pequeno significa “a luz de Deus” e “pessoas de ideais abundantes”. “Ele já diz tudo! Nossa melhor escolha, sem dúvidas”", contaram.

A psicóloga Laura Almeida e o médico veterinário Pedro Henrique de Sousa Vilela também vivenciaram a jornada da escolha do nome do primogênito no último ano. A decisão do casal foi Ravi.

“Nós queríamos um nome com significado, que fizesse sentido para a gente. Um dos significados de Ravi é o “que ilumina” e o que detém sabedoria”, relembrou Laura.

A preocupação com o significado e as características dos nomes relatados pelos casais é um sentimento comum. Isso porque, a decisão terá impactos psicológicos e sociais na vida da criança.

Segundo a professora de psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Anamaria Silva Neves, o nome faz parte de um aspecto projetivo, que se repete a cada geração.

“Os pais projetam no filho, de forma inconsciente, muitos aspectos daquilo que gostariam de ter sido, realizado e cumprido na vida. Isso é um ciclo. Também iremos fazer isso quando formos pais e o nome faz parte desse aspecto projetivo. Quando eu dou um nome, eu projeto no bebê um desejo de realização e esse bebê passa a responder por esse nome”, ressaltou a professora.

Para além desse aspecto, há uma importância social no registro, pois é a partir dele que a pessoa passa a existir para o Estado. Ele é quem assegura a origem e os vínculos familiares, de forma a garantir os direitos inerentes à personalidade e ao sentimento de pertencimento.

Além disso, conforme a defensora pública Cyntia Blanco Cassebe Basseto, o nome individualiza o ser humano.

“Ele torna a existência única! Posteriormente, ao atingir a idade apropriada, o nome permitirá à pessoa o direito de exercício da cidadania, podendo votar e ser votada e, desta forma, participar ativa e passivamente da democracia”, defendeu Cyntia.

Ela ainda reforçou que ter o nome é um direito de todos, previsto pelo Código Civil. E é por essa importância, que alguns cuidados devem ser tomados no momento do registro.

O primeiro cuidado diz respeito ao constrangimento. O artigo 55 da Lei de Registros Públicos e o Provimento Conjunto da Presidência e da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais proíbem a atribuição de nomes vexatórios, que causem constrangimento ou exponham a pessoa ao ridículo.

“Em casos assim, o Oficial do Registro pode se negar a lavrar o registro e encaminhar o caso ao Poder Judiciário para decisão final”, explicou a defensora pública.

Essa foi a situação da Amora Lopes Motta, nascida em 2011, em Patos de Minas. Na época, o registro não foi autorizado e a família entrou na Justiça para conseguir dar o nome à filha. No fim, o processo foi autorizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

“Foram nove meses de luta, noites de sono perdidas, incertezas e agora, finalmente, a gente vai conseguir realizar o primeiro direito dela, o primeiro direito de cidadã, que é ter uma certidão de nascimento”, contou o pai, o auxiliar administrativo Márcio Silveira Lopes, na época.

Um outro cuidado apontado por Cyntia é a necessidade de se atentar aos nomes muito comuns. “A existência de homônimos deve ser evitada e caso exista a possibilidade o Oficial de Registro deve fazer o alerta”, informou.

Porém, tomados os cuidados civis necessários, Anamaria ressaltou que o importante é que a escolha do nome seja definida de forma afetuosa e que considere questões da vida pública, escolar e de vida social da criança.

Veja também a reportagem da TV Integração.

MG1 mostra ranking de nomes mais escolhidos em Uberlândia em 2021

MG1 mostra ranking de nomes mais escolhidos em Uberlândia em 2021

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

200 vídeos Covid-19: veja como foi a vacinação em crianças e adultos em Araxá, Divinópolis e Uberaba Covid-19: veja como foi a vacinação em crianças e adultos em Araxá, Divinópolis e Uberaba Muro de escola estadual cai após chuva em Uberlândia

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário