quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Saiba qual é o significado do ascendente do seu signo - Vogue Brasil - inglês

Astrologia 2020: Datas-chave e tudo que você precisa saber (Foto: Getty Images)

Astrologia (Foto: Getty Images)

Na Astrologia, o ascendente se refere a uma região específica do Mapa Astral. Esse tipo de mapa é a principal ferramenta utilizada pelos astrólogos para analisar o posicionamento dos astros dentro da mandala do zodíaco em determinado momento. Em outras palavras, o Mapa Astral é como foto do céu de acordo com a perspectiva astrológica, que nos mostra onde estão localizados os planetas, os signos e as casas.

Os planetas e os signos são os elementos mais populares do mapa, mas as casas astrológicas são essenciais para fazer esse tipo de interpretação. A mandala astrológica é repartida em 12 casas, que podem ser consideradas “lugares” dentro deste círculo. Como todos os astros estão se movimentando constantemente no céu, os signos e os planetas também se movimentam dentro das casas astrológicas.

“Por esse motivo, o Mapa Astral de cada pessoa é calculado com base no horário exato do seu nascimento e alguns minutos de diferença já podem causar mudanças. O posicionamento dos planetas e dos signos nas casas são os pontos de partida da interpretação de um mapa, porque cada um desses “lugares” está relacionado a um aspecto diferente da nossa vida”, afirma Vic Costa, astróloga do Astrocentro.

A Casa 1 se refere aos traços da personalidade que deixamos transparecer no convívio social. A casa 2 fala sobre dinheiro e bens materiais, a casa 3 sobre o relacionamento com tios, primos e irmãos, além da educação primária. Dessa forma, cada uma das doze casas se refere a alguma área ou tipo de relação que vivenciamos.

O ascendente no Mapa Astral

O ascendente nada mais é do que o signo que estava posicionado na primeira casa do mapa astral, no momento do nascimento de cada pessoa. A casa 1 dá uma volta completa no círculo do zodíaco em torno de 24 horas, o que significa que a cada 2 horas, em média, o ascendente muda (passando a ser o próximo signo). Por exemplo, se o bebê que nasceu ao meio dia tinha o ascendente em Áries, o ascendente do bebê que nascer às 14 horas será em Touro.

Essa casa astrológica indica como aconteceu o primeiro contato com o mundo e qual será a nossa postura nele. O temperamento, a complexidade física, os traços típicos da personalidade de cada um - aqueles comportamentos e pensamentos que são automáticos - são influenciados pelo seu signo ascendente. Esse signo age como um filtro para os cinco sentidos, direcionando a forma como eles experimentam e compreendem o mundo externo.

Mesmo que todo mapa seja composto pelos 12 signos, alguns deles afetam a formação e a expressão da personalidade de forma mais nítida que outros. Aquilo que aprendemos a chamar de “meu signo” com base no aniversário é, na verdade, relativo apenas ao posicionamento do Sol naquele dia. Fazendo uma analogia, o signo solar pode ser entendido como a essência de cada um, enquanto o ascendente indica a forma como a essência é expressada.

A casa 1 diz respeito ao ponto de partida, a perspectiva que a pessoa adota para tomar conhecimento sobre si mesmo, para formar valores e para interpretar e interagir com o mundo ao redor. Por isso, é muito comum ouvir que alguém se parece mais com o seu ascendente do que com o signo solar. O ascendente diz sobre sobre a forma que criamos as várias facetas da personalidade, as máscaras sociais: como você é em casa, como age no trabalho e o papel que exerce na sociedade.

Porém, ainda que haja diferença entre essas “máscaras”, elas não são apenas um acessório utilizado por conveniência, de acordo com a vontade de cada um. Essas facetas diferentes da personalidade são formadas a partir das estratégias que são utilizadas por uma pessoa com a intenção de interagir com diferentes contextos (profissional ou casual, por exemplo). Mas acontece que, para a maioria das pessoas, essa regulação da postura para cada ambiente ocorre de forma inconsciente. A pessoa que reage de forma agressiva, por exemplo, é motivada por seus instintos e ainda não soube lidar com eles diretamente, para que pudesse controlá-los.

O retorno de Saturno

O ascendente, então, não influencia apenas positivamente o nosso modo de agir e de nos expressar. O signo que está na cúspide da casa 1 também indica as características da personalidade que precisam de mais atenção, os pontos que devemos conscientizar e evoluir ao longo da vida. Uma pessoa que tem o ascendente em Capricórnio, por exemplo, tem o potencial para ser organizada, bem sucedida e determinada. Por outro lado, o perfeccionismo, o criticismo e o conservadorismo são traços evidenciados pelas energias capricornianas.

Ao longo da vida, somos direcionados a viver experiências que nos fazem enxergar a necessidade de desenvolver melhor esses pontos, para equilibrar os traços extremistas da personalidade. Quando, finalmente, conseguimos integrar as energias do signo solar e do ascendente, a imagem que passamos para o mundo passa a ser mais alinhada com a real essência de cada um.

O processo de evolução pessoal não é nada simples e envolve muitos altos e baixos ao longo dos anos. Por isso, a maturidade necessária para harmonizar os traços destoantes da personalidade leva tempo. Na Astrologia, considera-se que o momento em que ocorre o primeiro  “retorno de Saturno”, em torno de 29 anos, marca uma expansão da consciência.

Saturno é o planeta que representa a estruturação, a disciplina, as regras e as responsabilidades.  Essa mudança de estado mental ocorre quando esse astro completa seu primeiro ciclo, retornando ao ponto que estava no dia do seu nascimento. É como um despertar da consciência para a noção de responsabilidade, que nos direciona a refletir sobre o que escolhemos fazer e quais são as consequências dessas ações.

Como a casa 1 fala sobre o posicionamento de cada um diante do mundo, o primeiro retorno de Saturno marca um momento de “ascendência do Ascendente”. Com a tomada de consciência que é impulsionada por esse astro, passamos a ter uma percepção mais clara sobre nossas limitações e sobre nosso potencial. Esse esclarecimento nos leva a perceber que existem formas mais assertivas de direcionar a energia para nos relacionar com o mundo. Assim, o ascendente passa a se expressar de forma mais harmoniosa nessa fase da vida.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário