segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Microsoft Edge testa tradução de vídeos com legendas automáticas - Terra - Dicionário

O Microsoft Edge desenvolve uma ferramenta para traduzir vídeos em tempo real com legendas automáticas; a princípio, o português não é um dos idiomas inclusos

13 nov 2023 - 17h46

(atualizado às 19h34)

Compartilhar

O Microsoft Edge desenvolve um recurso para traduzir vídeos em tempo real. A novidade foi encontrada no canal Canary do navegador (versão experimental do Edge) e deve incluir legendas geradas automaticamente.

Foto: Divulgação/Microsoft / Canaltech

De acordo com o desenvolvedor @Leopeva64, no X (antigo Twitter), o botão de tradução foi adicionado ao painel flutuante presente dos vídeos, que também armazena o modo picture-in-picture. Ainda não é possível ver o recurso em ação após pressionar o botão, mas a versão de testes já garante quatro idiomas compatíveis: alemão, francês, inglês e russo.

É provável que o português brasileiro e outras opções sejam adicionadas no futuro após o lançamento para a versão estável do Edge.

A ferramenta do navegador vai funcionar apenas como um recurso com legendas de texto em tempo real, similar à geração automática do YouTube — já existem IAs que traduzem o áudio para outro idioma enquanto preservam a voz original, mas não é o caso da função em testes no app da Microsoft. De qualquer forma, ainda seria uma novidade interessante por oferecer uma solução nativa para outras plataformas de vídeos que não possuem serviços de legendas.

Por enquanto, a função ainda está em desenvolvimento e passa por testes no canal Canary. O processo até o lançamento para a versão estável do Edge pode levar semanas ou até meses, então é necessário ter um pouco de paciência para conferir o tradutor.

Nova versão do Edge melhorou modo de tela dividida

A versão 119 do Edge, lançada no começo de novembro, trouxe algumas melhorias pontuais para a experiência do usuário. Uma delas envolve o modo de tela dividida, muito usado para acessar informações rapidamente entre abas: agora, ao reiniciar o aplicativo, é possível restaurar a sessão anterior sem a necessidade de ativar a função novamente.

Trending no Canaltech:

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário