domingo, 3 de julho de 2022

FPS: conheça o significado e jogos de sucesso nos esports - globoesporte.com - inglês

Um dos gêneros de jogos mais aclamados e populares de todos os tempos, o First Person Shooter (FPS) ou Tiro em Primeira Pessoa, em português, passou por grandes transformações ao longo de sua história. Desde títulos emblemáticos como DOOM e Quake até os mais bem sucedidos como Counter-Strike, o ge preparou uma reportagem para explicar, em detalhes, o significado da sigla e quais são os jogos mais populares da atualidade.

FPS: conheça seu significado e jogos de sucesso nos esports — Foto: João Ferreira/PGL

FPS: conheça seu significado e jogos de sucesso nos esports — Foto: João Ferreira/PGL

O que é FPS?

Como dito anteriormente, FPS é a abreviação para First Person Shooter. Este gênero de jogo traz o jogador para uma perspectiva de câmera em primeira pessoa, portando armas de fogo em combates, geralmente, de cinco contra cinco. Ao longo dos tempos, os títulos de FPS passaram por grandes inovações, tendo suas próprias regras e variações, indo desde mecânicas de jogo, equipamentos e dentre outros.

Jogos de sucesso no gênero

Counter-Strike

Um dos títulos mais antigos e famosos, o Counter-Strike surgiu em 1999 como um mod para o jogo Half-Life, se popularizando rapidamente através das lan houses. Este título, hoje pertencente a Valve, foi um dos pioneiros na criação de competições e na profissionalização de jogadores em diversas modalidades.

Nos dias atuais, o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), título lançado em 2012, mantém a marca em evidência. Embora tenha diversos outros modos de jogo, o mais popular e disputado de modo competitivo é o cinco contra cinco. Este, tem como principal objetivo as equipes armarem e desarmarem o explosivo C4. A respeito das competições, as principais hoje são os Majors (realizados duas vezes por ano), além dos circuitos da ESL e da BLAST.

Similar ao CS:GO, o Valorant chegou em 2020 com o objetivo de fazer frente ao título da Valve. Criado pela Riot Games, desenvolvedora do fenômeno League of Legends, o FPS traz conceitos diferentes do seu rival, embora a dinâmica competitiva seja a mesma. Em Valorant, os jogadores escolhem agentes de diversas funções e com habilidades únicas. O título, inclusive, foi pensado justamente para fomentar a criação de um novo cenário competitivo.

Hoje, o circuito Valorant Champions Tour (ou simplesmente VCT) é o principal caminho para os embates entre as melhores equipes do mundo. Organizado pela própria Riot Games, a série de torneios conta, hoje, com competições em níveis regionais e internacionais – sendo dois mundialitos e um mundial.

Rainbow Six Siege

Lançado em novembro de 2015 pela Ubisoft, o Rainbow Six Siege (R6) é mais um título do gênero FPS bastante consagrado no âmbito competitivo. Este jogo, por sua vez, é bastante diferente do CS:GO (embora tenham o objetivo de armar e desarmar C4) e um pouco próximo do Valorant – no que diz respeito a operadores e funções.

Em Siege, os jogadores terão de escolher entre uma variedade de operadores para os lados de ataque e defesa. Com menos rounds se comparados aos títulos anteriores, as equipes podem alternar entre os agentes a cada turno passado nas partidas. A dinâmica de combate também é diferente, com fase de preparação e de ação. Além disso, "varar" e quebrar as paredes e chão também é um ponto bastante explorado pelos jogadores.

Torcedor da Team Liquid na final do BR6 — Foto: Rainbow Six Esports Brasil

Torcedor da Team Liquid na final do BR6 — Foto: Rainbow Six Esports Brasil

Quanto ao cenário competitivo, a Ubisoft investe no cenário competitivo desde 2016, com competições regionais e internacionais. O Brasil, por sua vez, é uma das potências na modalidade, com um título mundial e três outras conquistas em nível internacional ao longo da história.

Jogadores da NiP erguem o martelo do Six Invitational — Foto: Kirill Bashrikov/Ubisoft

Jogadores da NiP erguem o martelo do Six Invitational — Foto: Kirill Bashrikov/Ubisoft

Embora não muito conhecido mundialmente, o CrossFire é um dos títulos mais populares no Brasil. Lançado em 2007, o jogo desenvolvido pela Smilegate foi uma grande febre entre o pessoal das Lan Houses. O game, em âmbito competitivo, já consagrou o Brasil como campeão mundial em duas oportunidades com Black Dragons e Vincit. Além disso, contou com grandes nomes do cenário de CS como Gabriel "FalleN" e Fernando "fer" na disputa.

Call of Duty

Desenvolvido pela Activision, o Call of Duty é mais um dos títulos que, assim como o CS, veio de épocas mais antigas e segue se reinventando até hoje. O jogo é extremamente popular nos Estados Unidos e foi responsável pela criação de algumas das principais organizações de esports do mundo como FaZe Clan e OpTic Gaming. Além da versão para PC, a franquia Call of Duty também está muito presente e popular entre os jogadores mobile.

Call of Duty: Warzone

Embora a franquia já seja consagrada na modalidade cinco contra cinco, o Call of Duty: Warzone também se destaca no battle royale. Por se tratar de um título de Tiro em Primeira Pessoa, o jogo desenvolvido em março de 2020 passou a ganhar popularidade dentro da comunidade de FPS principalmente por ser Free to Play (grátis para jogar).

Nino "NinexT" é um dos principais nomes do Brasil no COD: Warzone — Foto: Anderson Cerejo

Nino "NinexT" é um dos principais nomes do Brasil no COD: Warzone — Foto: Anderson Cerejo

Lançado em 2001, o Halo também é mais uma grande franquia bastante consagrada no gênero. Agora sob a direção da Microsoft, o título recebeu uma nova versão: Halo Infinite. Assim como Call of Duty, a franquia é bastante forte na América do Norte, com competições em níveis internacionais.

Por fim, desenvolvido pela Blizzard e lançado oficialmente em maio de 2016, o Overwatch aposta em personagens de diferentes habilidades e recursos com o objetivo de tornar o jogo com muito mais variação. Também são diversas funções na equipe como Suporte, DPS (focados em dano por segundo) e Tanks (personagens com maior resistência em combate). Em 2022, a Activision Blizzard (como é chamada hoje) apostará no Overwatch 2, trazendo um movo PvP totalmente gratuito.

Público acompanhando uma partida da Overwatch League em Atlanta, nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/Blizzard

Público acompanhando uma partida da Overwatch League em Atlanta, nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/Blizzard

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário