terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"Olá, viva!": qual o significado da saudação que virou marca de António Oliveira no Corinthians - globoesporte.com - inglês

Tonhão da Fiel: técnico português cai nas graças da torcida

Tonhão da Fiel: técnico português cai nas graças da torcida

São pouco mais de duas semanas e apenas cinco jogos no comando, mas o bastante para António Oliveira cair nas graças dos torcedores do Corinthians. Mais do que isso: alguns gestos e palavras ditas pelo novo treinador do Timão têm viralizado entre os corintianos.

Na apresentação ao clube, a saudação "olá, viva!" respondida pelo técnico a cada pergunta feita por jornalistas viralizou e se tornou uma espécie de cumprimento obrigatório a cada vez que António Oliveira é mencionado em alguma postagem.

– É uma saudação feliz. Quer dizer: olá, estamos vivos. Quer dizer que estamos vivos. Então viva, viva minha conversa, viva meu interlocutor, viva aquela pessoa com quem eu estou falando. Então o "olá, viva!" é um sinal de satisfação – explica Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil.

António Oliveira em jogo do Corinthians contra a Ponte Preta — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

António Oliveira em jogo do Corinthians contra a Ponte Preta — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Os primeiros dias da passagem de António Oliveira chamam atenção não só pelos bons e imediatos resultados conquistados pelo português, mas também pelo bom trato com funcionários, jogadores e até imprensa.

Estudioso do comportamento humano, António Oliveira preza pela cordialidade no trato com qualquer pessoa. O técnico entende que a educação e a boa relação entre as pessoas potencializam os resultados esportivos.

– Ele tem aquilo que é fundamental para um treinador: liderança, essa você não compra no mercado, ou tem ou não tem; comunicação, hoje é algo fundamental até pelas redes sociais para dentro do clube, da equipe e com jogadores e com a imprensa para falar antes e depois do jogo; conhecimento, que é determinante compreender o jogo e entender que não se sabe tudo de futebol, não se resume apenas tático, tem que prestar atenção no jogador e no homem – disse Toni Oliveira, pai de António e ídolo do Benfica como jogador e treinador.

António Oliveira e Gustavo Henrique em Palmeiras x Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

António Oliveira e Gustavo Henrique em Palmeiras x Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

O embaixador de Portugal ainda explicou outra saudação comum dos portugueses e que pode ser utilizada por António Oliveira futuramente no Corinthians.

– Outra expressão boa que nós usamos também emprestada dos nossos amigos moçambicanos é "até mais vezes". Quer dizer que queremos voltar a encontrá-los. Só um é que pode ganhar no fim, mas trabalho sério sempre recompensa, não é? E eu desejo a melhor das sortes pro António Oliveira e pro Corinthians – explica Luis Faro Ramos.

Em meio aos gestos, saudações e muito trabalho, António Oliveira soma três vitórias, um empate e uma derrota nos cinco primeiros jogos à frente do Corinthians. No sábado, às 16h (de Brasília), o técnico comanda a equipe contra o Santo André, na Neo Química Arena, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Central do ge comenta sobre primeira semana livre do Corinthians em 2024

Central do ge comenta sobre primeira semana livre do Corinthians em 2024

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário