terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Toxicologista explica o significado dos resultados dos exames de sangue - VivaBem - inglês

Nessa situação, um paciente procura seu médico devido a uma fadiga que já dura vários meses. Inúmeros fatores e distúrbios podem resultar em fadiga prolongada ou crônica.

Com base em um exame físico, outros sintomas e histórico médico, o profissional de saúde suspeita que o paciente possa estar sofrendo de qualquer um dos seguintes problemas: anemia, tireoide hipoativa ou diabetes. Os exames de sangue ajudariam a restringir ainda mais a causa da fadiga.

A anemia é uma condição que envolve a redução da capacidade do sangue de transportar oxigênio. Isso resulta de níveis mais baixos do que o normal de glóbulos vermelhos ou de uma diminuição na quantidade ou na qualidade da hemoglobina, a proteína que permite que essas células transportem oxigênio.

Um painel de hemograma completo mede vários componentes do sangue para fornecer uma visão abrangente das células que o compõem. Valores baixos de contagem de hemácias, hemoglobina (Hb) e hematócrito (HT) indicam que o paciente está com anemia.

Hipotireoidismo é um distúrbio no qual a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes. Esses incluem o hormônio estimulante da tireoide, ou TSH, que estimula a glândula tireoide a liberar dois outros hormônios: triiodotironina, ou T3, e tiroxina, ou T4. O painel de funções da tireoide mede os níveis desses hormônios para avaliar a saúde relacionada à tireoide.

Diabetes é uma doença que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos. O excesso de moléculas de glicose na corrente sanguínea pode se ligar à hemoglobina e formar o que é chamado de hemoglobina glicada, ou HbA1c. O exame de hemoglobina glicada mede a porcentagem de HbA1c presente em relação à quantidade total de hemoglobina. Isso fornece um histórico dos níveis de glicose na corrente sanguínea em um período de cerca de três meses antes do teste.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário