quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Iemanjá recebe escultura de cavalo-marinho; saiba qual o significado do presente de 2022 - G1 - inglês

Veja detalhes do presente principal para Iemanjá em 2022

Veja detalhes do presente principal para Iemanjá em 2022

Paz, prosperidade, harmonia e união. Esse é o significado da escultura de cavalo-marinho, que foi entregue como oferenda para a Rainha do Mar, Iemanjá, nesta quarta-feira, 2 de fevereiro.

  • Festa de Iemanjá: veja comparativo de 2020 a 2022
  • Pescador investe quase R$ 10 mil para reformar barco na Bahia e entregar presente a Iemanjá

Os búzios, as conchas e as pérolas formam a imagem de um cavalo-marinho, que simboliza boa sorte, proteção e direcionamento para quem tira o sustento do mar. A obra foi feita pela artista Sandra Rosa.

Nesta quarta-feira, o cenário na praia o Rio Vermelho foi bem diferente do que os baianos estavam acostumados a ver antes da pandemia da Covid-19: devotos com pés na areia, flores e alfazemas nas mãos. Isso porque aglomerações não serão permitidas no bairro devido para evitar a disseminação do vírus. A festa foi cancelada pelo segundo ano consecutivo e o prefeito Bruno Reis já havia antecipado que a praia do estaria fechada.

Apesar do cancelamento, a entrega do presente coletivo foi mantida e aconteceu por volta da 8h desta quarta, quando os pescadores se afastaram da costa e levaram a oferenda de barco para o mar.

O mistério sobre o presente que vai no balaio principal é mantido até a saída do Ilê Axé Awa Negy, no bairro do Engenho Velho da Federação, para o Rio Vermelho. O terreiro é responsável por preparar a oferenda principal dos pescadores.

"Para Iemanjá, eu escolhi o cavalo marinho que é um símbolo de caminho, paz, prosperidade, harmonia e união. Uma festa dessa que é linda, maravilhosa, e a gente não pode estar lá [na praia] reverenciando [a Rainha do Mar], então está sendo uma coisa mais oculta", disse o babalorixá Pai Ducho.

O babalorixá detalhou que será feito um ritual no terreiro e outro na praia, com cânticos para saudar os orixás, além de pedir paz, saúde, sucesso e felicidade para a humanidade.

"Também vamos pedir para que essa pandemia termine e para que o povo se conscientize e respeite uns aos outros, para que a gente possa fazer a festa em 2023".

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

19 vídeos Veja detalhes do presente principal para Iemanjá em 2022 Festa de Iemanjá: veja comparativo de 2020 a 2022 População entrega oferendas à Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho

Ouça 'Eu Te Explico' 🎙

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário