segunda-feira, 27 de junho de 2022

O calote da Rússia e seu significado para Putin - Crusoé - Crusoé - inglês

Um representante da Casa Branca anunciou na manhã desta segunda, 27, que a Rússia deu um calote em seus títulos soberanos estrangeiros pela primeira vez em mais de um século.

Sem reservas em dólares disponíveis para honrar seus compromissos, a Rússia também não consegue importar peças e produtos diversos que são essenciais para a indústria de guerra.

Assim, no período de alguns meses, as exportações dos Estados Unidos para a Rússia, incluindo insumos tecnológicos críticos que Putin precisa para manter suas Forças Armadas, diminuíram 97%. As importações russas de mercadorias de todo o mundo podem cair até 40% este ano“, disse o porta-voz americano durante uma coletiva na Alemanha, onde ocorre uma reunião do G7.

O calote da Rússia já era esperado pelo mercado, pois reservas em dólares nos Estados Unidos e na Europa foram congeladas pelas sanções.

O bloqueio tornou impossível para a Rússia pagar suas dívidas em dólares e deixou o país fora do sistema financeiro internacional.  “Sem dólares, fica bem mais difícil obter peças para a manutenção de aeronaves, de carros, de equipamentos militares, de qualquer coisa. Esta guerra está custando muito caro para a Rússia“, diz o economista Piter Carvalho, da Valor investimentos.

A Rússia negou que tenha dado um calote, mas credores já denunciaram o não pagamento. “Há claramente um esforço por parte do governo para esconder suas dificuldades. Mas certamente a economia do país está caminhando para a ruína“, diz Carvalho.

Segundo a fonte oficial americana, o PIB da Rússia deve cair dois dígitos este ano e a inflação deve passar de 20%.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário