segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Dez anos para traduzir o Novo Testamento em crioulo de Cabo Verde - Sete Margens - Dicionário

Comissão iniciou trabalhos

Católicos à saída da missa em São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago. A maioria da população declara-se católica e tem uma participação intensa em muitas estruturas das comunidades. Foto © Tony Neves

A Igreja Católica de Cabo Verde poderá ter dentro de dez anos uma edição do Novo Testamento em crioulo, se forem vencidas as dificuldades que a equipa recentemente constituída para esse fim tem vindo a identificar.

O padre cabo-verdiano José Eduardo Afonso, que é também reitor da Universidade Católica local, foi nomeado no início deste ano pelos dois bispos do país africano para coordenar a nível nacional a tradução. A meta é que a tarefa esteja pronta em 2033, por altura da celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago e dos 30 anos da Diocese de Mindelo.

O projeto é assumido pelo coordenador como “um grande desafio”, já que, segundo disse em declarações à Rádio Nova de Maria, vai ser necessário construir consenso entre os intervenientes na tarefa. No entanto, a atitude é de otimismo, conta o correspondente da ACIAfrica – Associação para a Informação Católica, João Vissesse.

Uma das dificuldades mais significativas que se colocam logo de início tem que ver com o facto de haver variantes do crioulo e “muita discussão” sobre os defensores de cada uma delas, nomeadamente no terreno da semântica, de acordo com o padre José Eduardo Afonso.

“O que vamos acabar por fazer é identificar especialistas na língua crioula, para depois podermos criar os vários grupos ou subcomissões que nos permitirão trabalhar em equipa”, acrescentou aquele presbítero cabo-verdiano. Entre as subcomissões estão a de teologia, a da tradução a partir do grego e a de avaliação e correção.

O coordenador acredita que o trabalho do ponto de vista linguístico poderá representar um contributo também para “a afirmação da própria língua crioula”, na medida em que colocará os especialistas a encontrar critérios para resolver problemas que se vivem no quotidiano daquela língua maioritariamente falada em Cabo Verde.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário