segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Gisberta vai dar nome a rua no Porto: “Tem o significado de a cidade reconhecer os seus pecados” - A Televisão - inglês

A Câmara Municipal do Porto aprovou, esta segunda-feira, a atribuição do nome da mulher transgénero brasileira Gisberta a uma rua.

Em questão está o arruamento na freguesia do Bonfim com início na Rua das Eirinhas e término na Travessa das Eirinhas que passará a chamar-se Rua Gisberta Salce Júnior.

Há quase 18 anos, Gisberta Salce Júnior foi encontrada morta num poço, vítima de violência, no Porto. Agora, “a decisão de atribuir o nome da mulher transgénero a uma rua no Bonfim foi tomada de forma unânime pelo Executivo municipal, na reunião desta segunda-feira”, pode ler-se no site da autarquia.

“Não haveria muitas câmaras no país que aprovassem isto por unanimidade”, disse Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, acreditando que a cidade está, hoje, “mais preparada”. O presidente recordou que há muito que dentro da Comissão de Toponímia se tem proposto o nome de Gisberta para a atribuição de uma placa, mas nunca tinha sido encontrado consenso.

“Esta atribuição tem o significado de a cidade reconhecer os seus pecados”, afirmou ainda. “Para que não se repita”, reforçou Rui Moreira.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário