domingo, 28 de janeiro de 2024

Filtro dos sonhos: o que é, o seu significado e para o que serve - Casa e Jardim - inglês

O filtro dos sonhos, também conhecido como dreamcatcher em inglês, é um objeto de origem indígena, associado às culturas dos nativos norte-americanos, segundo João Sampaio, consultor esotérico do portal Astrocentro.

A peça é, geralmente, composta por um aro de madeira ou de metal envolvido em couro ou corda. Em seu centro, é tecida uma rede de fios em forma de teia de aranha, e ele pode ser decorado com penas, cristais e outros adornos. "Cada povo atribui significados específicos aos elementos usados na confecção do filtro, como as cores das penas, os padrões da teia e os materiais do aro", comenta o especialista.

Para algumas culturas, o filtro dos sonhos é considerado um objeto sagrado, usado em cerimônias religiosas e práticas espirituais. "Acredita-se que ele pode atuar como uma ferramenta para conectar o mundo espiritual ao físico, facilitando a comunicação com guias espirituais e energias superiores", fala João.

A peça é, geralmente, composta por um aro com a teia no centro e adornos pendurados — Foto: Pixabay / Pexels / Creative Commons
A peça é, geralmente, composta por um aro com a teia no centro e adornos pendurados — Foto: Pixabay / Pexels / Creative Commons

Para outras tribos indígenas, o filtro dos sonhos é visto como um amuleto de boa sorte e sabedoria. "Ele é usado para filtrar os sonhos das pessoas durante a noite, deixando passar apenas os sonhos bons e afastando os pesadelos. São frequentemente pendurados em quartos, pois, acredita-se que possam proporcionar um sono mais tranquilo", explica a arquiteta e terapeuta de ambientes Kelly Curcialeiro.

A teia central, geralmente em forma de espiral, é projetada para filtrar os sonhos ruins e as energias negativas. "As penas penduradas são associadas à ideia de permitir que os bons sonhos deslizem suavemente até o sonhador", detalha João.

O filtro dos sonhos é um objeto de origem indígena, associado aos nativos norte-americanos — Foto: Pixabay / Anke Sundermeier / Creative Commons
O filtro dos sonhos é um objeto de origem indígena, associado aos nativos norte-americanos — Foto: Pixabay / Anke Sundermeier / Creative Commons

Por isso, o artefato costuma ser pendurado sobre a cama, a janela ou a porta, onde poderá cumprir a sua função de filtragem das vibrações negativas. "Alguns também acreditam que o filtro dos sonhos pode atrair boas energias e inspirar criatividade", aponta o especialista do Astrocentro.

Atualmente, o filtro dos sonhos é usado, principalmente, como objeto decorativo. "Ele se espalhou para além das tradições indígenas, levando à criação de modelos mais contemporâneos e estilizados, muitas vezes associados a práticas esotéricas e espirituais de outras tradições e culturas", diz João.

Existem muitos modelos diferentes de filtro dos sonhos, variando em tamanho, cor, forma e estilo. "Alguns são pequenos o suficiente para serem usados como pingentes ou chaveiros, enquanto outros são grandes e podem ser pendurados em paredes como uma peça de arte. Eles são uma forma de decoração única, que pode adicionar um toque especial a qualquer espaço", opina Kelly.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário