domingo, 3 de março de 2024

Marcelo ainda antevê mini-ciclos? Presidente deixa nas mãos dos portugueses que "ponderarão o significado do seu voto" - Expresso - inglês

O Presidente da República votou esta tarde na cidade universitária e à saída apelou ao voto para que se reduza a abstenção e Portugal não siga o mesmo caminho que democracias mais antigas, em que a abstenção tem aumentado. Feito o apelo a uma maior abstenção eleitoral, o Presidente quis também deixar um elogio em forma de apelo para que os portugueses ponderem na hora de ir votar.

Questionado sobre se continua a prever que virão aí mini-ciclos políticos de governação, Marcelo Rebelo de Sousa começou por dizer que não tem “de achar nada” que só “depois de o povo te decidido”, mas depois acrescenta uma frase em que diz que os portugueses “ponderarão aquilo que é o significado do seu voto”. Mais, deixando transparecer dúvidas sobre se afinal acabarão por acontecer, diz que “o povo português tem demonstrado maturidade e sabedoria, antecipando em muitos casos aquilo que muitas vezes só se percebe no futuro”, disse.

Nas declarações aos jornalistas, o Presidente disse que preferiu votar antecipadamente para dar força a um instrumento “para combater a abstenção” como é o voto antecipado.

Várias vezes questionado sobre a campanha eleitoral, diz que para si foram suficientes os últimos meses e recusou-se comentar a campanha.

Sobre o ato eleitoral, o Presidente voltou a apelar a que se reflita sobre o dia de reflexão e sobre o voto antecipado: “No apelo que fiz ao voto em 2022 sugeri que fosse repensado o dia de reflexão. Entre outras coisa, disse que era o tempo de se repensar o que tinha uma lógica no início da democracia”. O mesmo para o voto eletrónico: “Mais dia menos dia”, sobretudo a pensar nos emigrantes, é preciso “ponderar os prós e contras do voto eletrónico”.

Pelo meio da conversa com os jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou ainda o trabalho da comunicação social, sobretudo dos jornais noticiosos que têm acompanhado, disse o Presidente, a cada hora os acontecimentos, debates, posições e temas.

“Quem puder, que vote”, fica o apelo do Presidente.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário