sexta-feira, 1 de março de 2024

Tainá Hinckel e o significado de assegurar vaga em Paris 2024: 'O surfe brasileiro feminino de raiz também pode' - Olympics em Português - inglês

Tainá Hinckel: da Guarda do Embaú para o mundo

Diz a máxima que, quem sabe o que quer, sabe de onde veio. “Representar a Guarda do Embaú e o Brasil nos Jogos vai ser muito especial para mim. Estou muito feliz”, assim começou Tainá a conversa com o Olympics.com.

“É um sonho se tornando realidade, poder representar o meu país é algo incrível*.”*

O feito em Porto Rico só foi possível graças ao seu título do circuito brasileiro em 2023: “Realmente ter sido campeã brasileira profissional e ter conseguido essa vaga através desse título, com certeza deixou tudo mais especial.”

O significado do feito de Tainá para o surfe feminino do Brasil

Tainá começou a surfar aos seis anos de idade, influenciada pela família, apaixonada pelo esporte.

Hoje, aos 20, celebra a vaga obtida nos próximos Jogos, além de comemorar o crescimento do surfe entre as mulheres brasileiras: “O nível do surfe feminino no Brasil está cada vez melhor, faz com que a gente queira mais, adquirindo experiência, e com isso melhorando nosso desempenho pelo mundo.”

“Poder representar uma geração, e também representar as meninas brasileiras, para mim é muito legal e é o mais importante. O surfe brasileiro feminino de raiz também pode chegar lá”, complementou.

A experiência no ISA Games e a expectativa pela participação nos Jogos

Para ela, competir no ISA Games de Surfe é uma experiência única, além de ser uma grande satisfação fazer parte da equipe brasileira em Porto Rico, ao lado de nomes como Tatiana Weston-Webb e Filipe Toledo:

**“**São os melhores surfistas do mundo e poder estar fazendo parte do time, com eles, é algo especial para a minha carreira. São pessoas incríveis, seres humanos muito especiais. Então poder estar junto com eles e fazer parte desse time brasileiro é muito legal”, comentou.

Tainá encara um intenso torneio, em que a constância em cada rodada foi fundamental para obter a vaga em Paris. Ao ser perguntada sobre qual foi a sua estratégia no ISA Games, ela revelou: **“**Eu cheguei aqui sem aquela expectativa de conseguir alguma coisa, e sim dar o meu melhor em cada bateria. E foi isso que eu tentei fazer...na verdade isso me ajudou a me dar mais garra ainda, mais vontade de vencer.”

“Mas o principal que eu queria era fazer o meu trabalho, fazer o meu melhor. Então é isso. E foi exatamente isso que eu tentei fazer. E cada vez eu chegava mais perto [da vaga], mais eu não tentei pensar nisso, tentei fazer o meu melhor. Foi isso o que aconteceu e eu estou muito feliz”, acrescentou.

A catarinense nunca esteve no Taiti, muito menos em Teahupo’o. Sobre poder competir em Paris 2024 no palco Olímpico do surfe, ela disse: “Pra tudo na vida tem a primeira vez, né? Nunca fui pra lá, nunca lá estive. Então espero aproveitar todas as oportunidades que tenho, com altas ondas e que seja muito abençoado para todos nós surfistas, para fazermos o nosso melhor.”

Mas, antes do Taiti nos Jogos Olímpicos, Tainá tem pela frente as baterias finais no ISA Games 2024, em que quer terminar em grande estilo.

Ela volta a entrar na água em Arecibo neste sábado (2 de março) para a quinta rodada da chave principal. Terá pela frente a compatriota Tatiana Weston-Webb, além de Johanne Defay (FRA) e a australiana Sally Fitzgibbons, atletas da elite do surfe internacional.

**“**Não quero pensar lá na frente, só quero viver o momento, Por isso vou bateria por bateria. Estou feliz por estar dentro do evento e estar surfando bem, é isso que importa pra mim”, concluiu.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário