sábado, 30 de março de 2024

O que aconteceu na Sexta-Feira Santa? Qual o significado? - UOL Educação - inglês

A privação de carnes deve vir aliada, portanto, à reflexão e não somente a restringir o cardápio. Neste sentido, a igreja orienta em relação ao jejum e abstinência, mas também a colocar em prática a caridade, a oração e um pouco mais de silêncio e recolhimento, contendo um pouco a euforia.

Alguns transformaram a Sexta-feira Santa em uma peixada, dia de comer peixes nobres. Temos é de fazer a lembrança, reflexão espiritual. É um dia para que o corpo reze. Enquanto padre, sempre recordo que não é o dia da peixada. É dia de comer pouco.
Anderson Batista Monteiro, padre e professor do departamento de Teologia da PUC-RJ

Mas caso a pessoa coma uma carne que não seja peixe na Sexta-Feira Santa, há problema?

Alguns vão achar que é pecado; outros não. É um costume, uma orientação. Não está nos 10 mandamentos, mas é uma norma que quer favorecer a espiritualidade. É um dia de jejum, abstinência de carne. E o jejum entendemos que seja café da manhã simples, um almoço simples e um jantar simples ou algum lanche, uma quantidade menor.
Anderson Batista Monteiro

Fontes: Anderson Batista Monteiro, padre e professor do departamento de Teologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro. Fabio de Souza Balbino, padre e professor do departamento de Teologia da PUC-Rio.

*Com informações de texto publicado em 06/04/2023

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário