segunda-feira, 1 de abril de 2024

Cachorro de barriga para cima está feliz? Saiba o significado das posições em que os pets dormem - G1 - inglês

'Casa Pet': entenda o que a forma como animal de estimação dorme diz sobre a saúde dele

'Casa Pet': entenda o que a forma como animal de estimação dorme diz sobre a saúde dele

Não é incomum flagrar os pets dormindo em posições curiosas, como com a barriga para cima ou com os membros encolhidos. Segundo a médica veterinária Aline Garbelotto, de Campinas (SP), a posição escolhida pelos pets pode dizer muito sobre os sentimentos dos animais.

💭 Veja, abaixo, os principais significados:

  • Barriga para baixo: quando acontece fora da caminha, geralmente significa que o animal está procurando uma troca de temperatura. “O chão está um pouco mais geladinho em dias mais quentes para diminuir a temperatura corporal, resfriar um pouquinho a parte da virilha e barriguinha”, explica Garbelotto.
  • Membros encolhidos: sinaliza que o pet pode estar sentindo frio ou com medo de algum ruído, como trovões em dias chuvosos. Faz parte do instinto do animal.
  • Barriga para baixo e patas embaixo da cabeça: posição de alerta, permite que o cão aja rapidamente caso precise.
  • Corpo “torto” e barriga para cima: sinaliza conforto e confiança no ambiente. “Quer dizer que estão super confortáveis e à vontade naquele ambiente, que ele confia bastante em quem está com ele e se sente seguro para ficar vulnerável”, destaca a veterinária.

👉 Garbelotto destaca ainda que, caso o pet tenha o hábito de dormir com o corpo encostado no tutor, é um sinal de confiança e carinho. Além disso, o revezamento de posições na hora de dormir é totalmente normal.

“A partir de agora, que a gente sabe o que demonstram essas posições em casa, notar se o pet está se incomodando com muito ruído do ambiente, se aquele cômodo em casa é o mais adequado para dormir e tirar um cochilo, se ele está com frio ou pelo contrário, se está sentindo muito calor", orienta.
Aposentada Morgana Lourenço conta que a cachorrinha Amelie passou a dormir nos pés da cama há cerca de três anos — Foto: Reprodução/EPTV

Aposentada Morgana Lourenço conta que a cachorrinha Amelie passou a dormir nos pés da cama há cerca de três anos — Foto: Reprodução/EPTV

Sinal de confiança

🤗 A Amelie sempre dormiu na própria caminha com os paninhos. Mas, depois de um tempo, começou a dormir na cama com a tutora, a aposentada Morgana Lourenço.

“De uns três anos para cá ela começou a dormir comigo, nos meus pés, na cama. Assim que meu marido sai, ou saio mais cedo que ele, ela entra embaixo das cobertas e ali tira o soninho. Ela fica no lugar do outro e sempre encostadinha, ou em mim ou nele”, relata.

As posições escolhidas pela cachorrinha para dormir são as mais variadas. Em alguns momentos, dorme “entregue”, com as patas viradas para cima. Se está torta, nem percebe. De lado é uma posição comum também.

“Depende da estação do ano também. Se está calor, ela dorme sem o 'nana', sem nada. Agora quando está frio ou chovendo, ela tem medo de trovão e se aninha bem. Se embrulha e faz tudo sozinha”, diz a aposentada.

Dormir de barriga para cima e com corpo 'torto' é sinal de conforto, diz veterinária — Foto: Reprodução/EPTV

Dormir de barriga para cima e com corpo 'torto' é sinal de conforto, diz veterinária — Foto: Reprodução/EPTV

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário