sexta-feira, 19 de abril de 2024

Christopher Nolan revela finalmente o significado da misteriosa cena final de Inception - MHD - Magazine.HD - inglês

Christopher Nolan deixou todos os espectadores a pensar após o final de “A Origem”. O realizador revelou o significado da última frase do filme.

A família Nolan tem estado em grande – Christopher Nolan com as múltiplas vitórias nos Óscares com “Oppenheimer” e Jonathan Nolan na frente da nova grande série da Prime Video, “Fallout”.

No entanto Christopher Nolan continua a ter mais impacto devido à sua vasta e aclamada filmografia – “A Origem”, “Batman: O Início”, “Dunkirk”, “Memento”, “Interstellar”, “Tenet”, “O Cavaleiro das Trevas”, “Insomnia”, entre muitos outros. Enquanto o realizador britânico prepara o seu próximo filme, ao que tudo indica que irá ser a adaptação da série “The Prisioner”, dos anos 60, Christopher Nolan voltou a falar sobre o final de “A Origem”.

O VERDADEIRO SIGNIFICADO

Leonardo DiCaprio e Christopher Nolan, “Inception” | © NOS Audiovisuais


Com 87% de classificação no Rotten Tomatoes, “A Origem” é um dos melhores filmes de Christopher Nolan, numa espécie de regresso às origens com “Memento” (2000). Danilo Castro, da Next Big Picture, escreve, “no geral, “Inception” é um triunfo, uma máquina de sonhos perfeitamente oleada que pode impressionar na primeira visualização e satisfazer os cinéfilos em repetidas visualizações.”

Segundo a sinopse oficial, “Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão de ideias: entra na mente das pessoas e extrai-lhes, durante o sono, os seus mais profundos segredos. Esta é uma técnica complexa e ele e a sua equipa são tidos como especialistas de topo na área da espionagem e extracção. Mas ele é, acima de tudo, um homem profundamente amargurado e alguns erros do passado fizeram com que se tornasse num dos homens mais procurados pela polícia, o que o impede de regressar aos EUA. Agora, de forma a resgatar a sua vida, é-lhe proposta uma missão ainda mais complexa: implantar uma ideia na mente de alguém. Com o pensamento focado em recuperar o passado e, dessa forma regressar para perto dos seus filhos, ele reúne a sua equipa e delineia o impossível.”

Sonhos dentro de sonhos pode ser complexo e, é de facto, preciso ter muita atenção para compreender o que é ou não é um sonho.




AS PALAVRAS DO REALIZADOR

Christopher Nolan © 2020 Warner Bros. Entertainment Inc.

Nos últimos momentos do filme vemos o protagonista a pegar no seu filho ao colo enquanto diz – “Eu construí uma casa”. Uma frase que deixou todos os espectadores a pensar. Numa entrevista com o The Wire, Christopher Nolan falou sobre a misteriosa frase – “qualquer pessoa que tenha trabalhado com actores infantis, mesmo com actores tão bons como os deste filme, sabe que é preciso pedir a uma criança para improvisar e ela vai dizer o que quiser. Tentámos certamente escolher os takes mais adequados. Mas sim, o filme é sobre arquitectos, construtores, pessoas que teriam a capacidade mental de construir mundos em grande escala – o mundo do sonho. Tudo gira em torno da forma como criam, quer se trate de blocos, castelos de areia ou um sonho”.

Christopher Nolan acrescenta ainda, “tudo gira em torno da forma como eles criam, quer se trate de blocos ou castelos de areia ou de um sonho. São todos actos de criação. Há uma relação entre o castelo de areia que os miúdos constroem na praia no início do filme e os edifícios que são literalmente corroídos pelo subconsciente e caem no mar.”

TRAILER | CHRISTOPHER NOLAN FALA SOBRE A ORIGEM

Qual é o teu ponto de vista sobre o final do filme?


Também do teu Interesse:

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário