terça-feira, 23 de agosto de 2022

Schevchuk: com a guerra, nossa bandeira adquiriu um significado novo e mais profundo - Vatican News - inglês

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é terça-feira, 23 de agosto de 2022 e pelo 181º dia, o povo ucraniano trava uma batalha desigual com o ocupante russo, que pôs os pés em nossa terra e traz morte, destruição, lágrimas, sangue e dor indescritível ao povo ucraniano.

Além disso, durante o último dia, em particular durante a última noite, foram realizadas operações de combate ativo quase ao longo de toda a linha de frente. A partir dos relatórios que a Ucrânia recebeu esta manhã, as operações de combate mais intensas estão ocorrendo na região de Donetsk. O inimigo está atacando na direção de Bakhmut, na direção de Avdiivka, na direção de Slovyansk. O inimigo está tentando atacar as cidades e povoados pacíficos da Ucrânia. Novamente na noite passada, nossa região de Dnipropetrovsk foi bombardeada com vários tipos de armas de foguete. Novamente esta noite, nossa Kharkiv estremeceu com os mísseis russos. Esses ataques noturnos de foguetes já se tornaram uma realidade regular e aterrorizante desta cidade, e um terço de todas as casas e toda a infraestrutura de Kharkiv já foram destruídas. O inimigo também está bombardeando implacavelmente as áreas fronteiriças de Chernihiv Oblast e Sumy Oblast.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Hoje nosso povo celebra o dia da bandeira ucraniana. Justamente na véspera do Dia da Independência da Ucrânia, nossa bandeira azul e amarela está no centro das atenções do povo ucraniano hoje. Em particular, durante a guerra, a bandeira ucraniana tornou-se especialmente próxima e querida ao coração de todos os residentes da Ucrânia, porque adquiriu um significado novo e mais profundo. A bandeira ucraniana, nossa bandeira azul e amarela, é hoje um símbolo, um símbolo de liberdade e um símbolo de paz.

Deveriam ver como os nossos irmãos e irmãs que estiveram sob a ocupação russa acolhiam a bandeira azul e amarela. De fato, aqueles que sofreram tortura, humilhação e horrores de fuzilamentos em massa, quando viram a bandeira ucraniana, não reprimiram suas emoções, porque para eles era uma bandeira de liberdade, uma esperança de vida.

Hoje, sob esta bandeira, nossos soldados, nossos militares, vão para a batalha e banham esta bandeira com seu próprio sangue. Eles protegem a paz hoje. E onde há paz, a bandeira azul e amarela tremula hoje. Mas sabemos a que preço se obtém hoje esta paz. É por isso que esta bandeira é tão preciosa para todos os ucranianos hoje.

Mas nós cristãos, quando rezamos, quando ficamos em oração dia e noite pela vitória, vemos  nas cores de nossa bandeira um profundo simbolismo cristão. Quando vemos o azul brilhante acima e amarelo abaixo, vivemos essas cores de uma maneira especial, rezando o Pai Nosso. Para nós, esta bandeira é na realidade um símbolo do Pai Nosso, que o nosso Senhor e Salvador deixou para todos nós cristãos.

Quando olhamos a cor resplandecente do céu, ouvimos as palavras "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". E quando olhamos para a cor amarela, que simboliza os campos de trigo ucranianos, ouvimos as palavras "o pão nosso de cada dia nos dai hoje".

Por esse motivo nosso povo está vivendo um dia especial hoje. Agradecemos ao Senhor Deus que esta bandeira amarela e azul, nosso estandarte azul e amarelo, voa orgulhosamente sobre nossa capital, que o inimigo não pôde e jamais poderá conquistar.

E é por isso que hoje rezamos: Ó Deus, abençoe nossa terra com Sua paz. Seja feita a tua vontade, tanto no céu como na terra. Sua vontade é sempre bondade, salvação, liberdade, misericórdia, amor e paz. Da terra elevamos uma oração a Ti, pedindo “o pão nosso de cada dia nos dai hoje e perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Ó Deus, abençoe nossa terra! Abençoe nossa pátria, abençoe seus filhos e filhas que lutam pela paz e pela liberdade, ouça as orações de milhões de pessoas que, com lágrimas nos olhos dia e noite, te suplicam pelo fim imediato desta guerra, pela vitória sobre os injustos agressor. Ó Deus, abençoe a Ucrânia!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
23.08.2022

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário