terça-feira, 11 de outubro de 2022

Saiba o significado de Luca, nome escolhido por Claudia Raia para o terceiro filho - Vogue Brasil - inglês

Claudia Raia com os filhos Sofia e Enzo (Foto: @claudiaraia) — Foto: Vogue

Claudia Raia com os filhos Sofia e Enzo (Foto: @claudiaraia) — Foto: Vogue

Claudia Raia, 55 anos, revelou durante o programa "Mais Você", o sexo e o nome do bebê que está esperando com Jarbas Homem de Mello, 53 anos.

O novo integrante da família é um menino e, seguindo a tradição de nomes italianos de seus dois primogênitos, o bebê se chamará Luca. Claudia já é mãe de Enzo Celulari, 25, e Sophia Raia, 19, ambos com o ex-marido Edson Celulari.

"É Menino! É um bebezão, um meninão. Eu estava neutra, mas acho que é mais fácil ser homem nesse mundo que a gente vive. Vamos ter mais um homem incrível no mundo! O nome é Luca", revelou animada para Ana Maria Braga.

Nas redes sociais, muitos se animaram com a escolha do nome e apontaram uma nova era para os bebês nos próximos anos. O motivo é que, após o nascimento de seu primogênito, Claudia foi citada como a criadora da "Era Enzo", pois o nome se tornou um dos mais populares das últimas décadas no Brasil. Sophia também não ficou para trás e, em 2021, foi o quinto nome mais escolhido para meninas, segundo o ranking do site Baby Center Brasil.

Jarbas Homem de Mello acaricia a barriga de Claudia Raia — Foto: Reprodução/Instagram

Jarbas Homem de Mello acaricia a barriga de Claudia Raia — Foto: Reprodução/Instagram

E qual o significado do nome?

Segundo o "Dicionário de nomes próprios", Luca significa “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante” ou “o habitante da Lucânia", uma região da Itália. Este é também um dos nomes dos doze apóstolos de Jesus.

Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas, que por sua vez se originou a partir do grego loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia” ou “lucano”. Loukanos teria se originado a partir de lyke, luk e luc, que quer dizer “luz”, sendo que o nome Luca ainda teria o significado de “luminoso” ou “brilhante”.

Atualmente, Luca ou Lucca é o nome de uma comuna italiana, localizada na região da Toscana, conhecida por ser a terra natal de Puccini, um famoso compositor de ópera.

Este nome teria surgido primeiramente na Inglaterra durante o século XII, na forma de Luka e Luke, sendo depois espalhado para o resto da Europa e sofrendo alterações na grafia.

Luca também é bastante comum como um sobrenome, assim como as versões De Luca e Di Luca. No Brasil, o apresentador de televisão e ator Bruno De Luca é um exemplo.

No Brasil, o nome é predominantemente masculino, mas existem variações que são também utilizadas para batizar pessoas do sexo feminino, como Luka, por exemplo. Em países como a Hungria e a Croácia, Luca é também um nome feminino.

Bebê desejado

"Eu queria muito ter contado para você [Ana], mas fiquei sabendo tardiamente. Estamos com 18 semanas. É uma loucura. retirei óvulos com 48 anos de idade, Jarbas não tinha filhos e eu queria ter um filho fruto dessa relação. Tive uma conversa com Deus. Se tiver no meu caminho e for da minha felicidade, me dê essa dádiva. Não quero desafiar o destino. Tenho dois filhos", lembrou ela sobre a trajetória para engravidar.

Já Jarbas confessou que tinha uma preferência desde sempre sobre um sexo: "Sempre que eu falei que ia ser pai, eu dizia que seria pai de menino. Quando ficamos sabendo foi uma alegria muito grande."

Sobre a reação dos filhos, a artista contou que sua filha mais nova Sofia foi a primeira a saber da notícia.

No dia 19 de setembro, Claudia Raia anunciou que estava grávida aos 55 anos. Através de suas redes sociais, a atriz compartilhou a novidade e seu terceiro filho é fruto de seu relacionamento com o ator Jarbas Homem de Mello com quem está junto há quase onze anos.

Claudia já é mãe de Enzo, 25 anos, e Sofia, 19 anos, fruto de seu relacionamento com o ex-marido Edson Celulari.

A atriz contou que não estava esperando pela gestação e descobriu após sua ginecologista pedir um exame de beta HCG. "Eu falei: 'Amor, você está bem louca, né?' De onde você tirou isso? Eu tenho 55 anos. Aí ela falou: 'Mas eu preciso investigar porque suas taxas estão diferentes'", disse Claudia que após realizar o exame se espantou com o resultado positivo.

Em papo com a Vogue Brasil em novembro de 2020, Claudia já havia expressado seu desejo de ser mãe novamente.

"Acho que tenho sonhos que ainda nem foram sonhados (risos). É muito coisa mesmo! E um sonho que eu tenho ainda é ser mãe novamente. Ainda não temos data para isso, mas está nos planos", diss na época.

Além de Claudia, nos últimos tempos, é mais comum as pessoas optarem por serem mães mais tarde. As mulheres investem mais na carreira, viagens e na vida pessoal e acabam adiando os planos de ter uma família. Relembre neste link outras famosas que também foram mães após os 50 anos de idade.

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello — Foto: Reprodução/Instagram

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello — Foto: Reprodução/Instagram

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário