sábado, 12 de novembro de 2022

Letra e Tradução: I Got You Babe - UB40 - Antena 1 - Dicionário

Aprenda a cantar e confira o significado de hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. O single de hoje é “I Got You Babe” do grupo britânico com influências do reggae e pop, formada em 1978, UB40.

A obra foi originalmente interpretada pela dupla americana de pop Sonny & Cher para compor o seu álbum de estreia intitulado “Look At Us”. Ela foi lançada no dia 9 de julho de 1965 sendo escrita por um dos integrantes, Sonny Bono.

Em menos de um mês após o seu lançamento, o single chegou a passar três semanas consecutivas no topo da Billboard Hot 100, vendendo posteriormente cerca de um milhão de cópias pelo mundo, além de ser certificado ouro. Ele também alcançou o topo no Reino Unido e Canadá.

Relembre a versão original:



Sonny Bono escreveu a letra e compôs a música para ele mesmo e sua esposa na época, Cher, durante uma madrugada em seu porão. Quando Cher foi acordada para cantar a letra, ela a princípio não gostou muito e imediatamente voltou para a cama.

Mal sabia a dupla que pouco tempo depois “I Got You Babe” se tornaria o maior single de suas carreira, sendo uma gravação e assinatura definitiva do início do hippie movimento contracultural.Segundo a Billboard, a canção "usa a combinação bem-sucedida de folk e rock, esta tem a performance e a produção de um sucesso".

Além disso, na época do lançamento, William Ruhmann, crítico da AllMusic -ase de dados em metadata sobre música-, elogiou a obra:

Recordando a amarga canção de Dylan de 1964, "It Ain't Me Babe" (em breve um hit de folk-rock para os Turtles), Bono escreveu seu próprio sentimento oposto: "I Got You Babe". Enquanto Dylan era liricamente complexo, Bono era simples: suas letras começavam com o sinistro tema de jovens versus adultos de "eles" que estabelecem barreiras ao romance, mas logo deram lugar a um diálogo de chavões românticos adolescentes. Onde Dylan era musicalmente simples, no entanto, Bono, sem reconstruir totalmente a parede de som de Spector, era mais estruturalmente ambicioso, seguindo a forma padrão verso-refrão-verso-refrão-ponte-verso-refrão da música com uma coda ascendente que chegou ao clímax, depois começou a construir novamente antes do fadeout, tudo em apenas pouco mais de três minutos . Definida em tempo de valsa, a música manteve uma sensação leve, apesar da instrumentação às vezes ocupada, liderada por um oboé proeminente acompanhado por um fagote e os vocais alternados entre os dois cantores. Se nenhum dos dois eram cantores interessantes, suas performances laboriosas e prosaicas davam à música um apelo de homem comum.

A música foi gravada no dia 7 de junho de 1965, no Gold Star Studios em Hollywood, durando entre 14h e 17h de gravação. Além disso, vale destacar que o arranjo instrumental foi fornecido pelo músico Harold Battiste.

Em território estadunidense, o single chegou a vender mais de 1 milhão de cópias apenas no ano de 1965, sendo posteriormente certificado Ouro pela RIAA. Quase 46 anos depois, em novembro de 2011, a Billboard informou que as vendas digitais de "I Got You Babe" foram 372 mil nos Estados Unidos.

Inclusive neste mesmo ano, a canção foi considerada como um dos maiores duetos de todos os tempos pelas revistas Billboard e Rolling Stone. Além disso, ela foi listada na 444ª posição da Rolling Stone das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos de 2004.

Vale lembrar que recentemente, no início de 2017, a música foi introduzida no Grammy Hall of Fame .

Exatamente 20 anos após o lançamento original, em julho de 1985, uma versão cover foi lançada pela banda britânica UB40, interpretada pela cantora americana Chrissie Hynde. A canção chegou a alcançar o topo no UK Singles Chart e a 28ª colocação na Billboard Hot 100.

A obra entrou para o sexto álbum de estúdio do grupo, intitulado “Baggariddim” (1985), além de aparecer na coletânea de 1987, “The Singles”, da banda de rock anglo-americana The Pretenders.

Letra e Tradução

Aprenda a cantar e confira o significado de inúmeros hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. Confira o vídeo exclusivo da Antena 1 de “ I Got You Babe”:



Veja a tradução e a lyric na íntegra:

Letra:

They say we're young and we don't know

Won't find out until we grow

Well I don't know babe if that's true

'Cause you got me baby, I got you

(Chorus)

Babe, I got you babe, I got you babe.

They say our love won't pay the rent

Before it's earned our money's always spent

I guess that's so, we don't have a lot

But at least I'm sure of all the things we got

(Chorus)

I got flowers in the spring

I got you to wear my ring

And when I'm sad, you're a clown

And when I get scared you're always around

So then they say your hair's too long

I don't care, with you I can't go wrong

Then put your little hand in mine

There ain`t no hill or mountain we can't climb

(Chorus)

I got you babe

I got you to hold my hand

I got you to understand

I got you to walk with me

I got you to talk with me

I got you to kiss goodnight

I got you to hold me tight

I got you and won't let go

I got you to love me so

I got you, babe

(Chorus)

Tradução:

Eles dizem que somos jovens e não sabemos

Nós não nos encontraremos até crescermos

Bem eu não sei se isso é verdade

Porque você tem a mim, e baby eu tenho você

(Refrão)

Meu bem eu tenho você, eu tenho você meu bem

Eles dizem que nosso amor não paga aluguéis

Antes de começarmos nosso dinheiro foi todo gasto

Eu acho que , nós não temos muito dinheiro

Mas ao menos tenho certeza de que de todas as coisas nós temos

(Refrão)

Eu tenho flores na primavera

Eu tenho você para usar meu anel

E quando estou triste, você é um palhaço

E se fico assustada, você está sempre por perto

Então deixe eles dizerem que seu cabelo é muito comprido

Porque eu não me importo, com você não posso dar errado

Então coloque sua mãozinha na minha

Não há montanha ou colina que nós não possamos escalar

(Refrão)

Eu tenho você meu bem

Eu tenho você para segurar minha mão

Eu tenho você para entender

Eu tenho você para caminhar comigo

Eu tenho você para falar comigo

Eu tenho você para dar beijos de boa-noite

Eu tenho você para me abraçar apertado

Eu tenho você, e não te deixarei ir

Eu tenho você para amar-me então

Eu tenho você meu bem

(Refrão)

Veja também:

#TBT: HÁ 38 ANOS, PAUL MCCARTNEY CHEGAVA AO TOPO DA PARADA BRITÂNICA DE ÁLBUNS COM GIVE MY REGARDS TO BROAD STREET

LETRA E TRADUÇÃO: FIELDS OF GOLD - MAXI PRIEST

Descontos especiais para distribuidores

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário