domingo, 15 de outubro de 2023

Você sabe qual o significado do uso da bengala branca? - Observatório do Terceiro Setor - inglês

Comemorado em 15 de outubro, o Dia da Bengala Branca conscientiza sobre a importância desse instrumento para a mobilidade e acessibilidade da pessoa com deficiência visual. Em ebook, ONG Laramara explica instruções básicas para o uso da bengala na orientação e mobilidade.

Foto: Adobe Stock

Por Redação.

A bengala branca é um instrumento utilizado para o auxílio na mobilidade e segurança para aqueles que possuem alguma deficiência visual. As ruas e os ambientes da cidade não foram planejados pensados na perspectiva da inclusão, então aqueles que possuem algum tipo de deficiência, precisam ir se adaptando aos desafios do dia a dia. O uso das bengalas são de extrema importância para a autonomia e independência para aqueles que possuem algum problema de visão. No Brasil, 3,6% da população têm algum tipo de deficiência visual, segundo dados do IBGE. Dentre esses 3,6%, 16% têm graus tão intensos que prejudicam nas atividades cotidianas, como ir à escola e ao trabalho. 

Existem 3 tipos de bengala: a bengala branca, que é utilizada pelas pessoas cegas;, a bengala verde, que sinaliza aqueles que têm uma baixa visão, e a bengala vermelha e branca, indicando pessoas com surdocegueira. Em prol da conscientização acerca do uso de bengalas e inclusão dos deficintes visuais na sociedade, o Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual), lançou um manual das habilidades básicas de Orientação e Mobilidade em versão digital.

O guia é um compilado de informações e instruções para o uso da bengala, além de explicar como conduzir crianças e adultos cegos ou com baixa visão. O manual está disponível na forma de e-book, e também pode ser usado na função “leitura em voz alta”, você pode conferir o materia na íntegra clicando aqui. 

O Laramara é uma organização sem fins lucrativos que atua para criar um ambiente acessível e com oportunidades para aqueles que possuem alguma deficiência visual. A organização atua com duas frentes: uma voltada ao super às crianças cegas ou com baixa visão, e outra voltada aos adultos. O projeto, em 30 anos, já ajudou mais de 12 mil famílias no brasil e internacionalmente, sempre lutando pela acessibilidade e inclusão.

No Brasil, existem diversas ONGs que atuam nas pautas de mobilidade e acessibilidade da população com deficiência visual no país, como a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o  CADEVI (Centro de Apoio ao Deficiente Visual). As duas organizações estão alinhadas na luta pelos direitos dos cegos ou com baixa visão. 

A iniciativa do projeto Laramara contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), já que trabalha em prol da redução da desigualdade, como está presente na ODS 10. 


Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário