domingo, 14 de novembro de 2021

Arrancar numa nova trajetória com retrospecto dos cem anos - Diário de Notícias - Lisboa - inglês

A 6.ª sessão plenária do 19.º Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) foi convocada nos dias 8 a 11 de novembro em Beijing. Nesta sessão plenária, foram deliberadas e aprovadas a Resolução do Comité Central do PCC sobre Grandes Conquistas e Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido e a Resolução sobre Convocação do 20.º Congresso Nacional do PCC. A sessão plenária resumiu de forma completa as principais realizações e experiências históricas da luta centenária do Partido, e foi uma reunião de grande significado histórico realizada num momento histórico marcante. Apraz-me notar que muitos portugueses acompanham de perto a sessão plenária. Nesse sentido, tenho muito gosto em apresentar-vos o grande significado desta reunião através das três expressões-chave seguintes.

A primeira expressão é o núcleo firme da liderança. Na sessão plenária, foi enfatizado que o Partido tem Xi Jinping como núcleo do Comité Central do PCC e de todo o Partido, e tem como ideologia-guia o Pensamento Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, tendo significado decisivo para o progresso das causas do Partido e do Estado na nova era e para a aceleração do processo histórico da grande revitalização da nação chinesa. Isso tem fundamentos práticos e teóricos suficientes. Desde o 18.º Congresso Nacional do PCC em 2012, o Comité Central do Partido com o Secretário-Geral Xi Jinping como núcleo, tendo tomado uma abordagem holística da estratégia geral da grande revitalização da nação chinesa com as grandes transformações profundas do mundo sem precedentes no último século, superou uma série de grandes riscos e desafios, resolveu muitos problemas difíceis que estavam por muito tempo na agenda e realizou muitos objetivos que almejávamos, mas não conseguíamos, obtendo grandes êxitos globalmente notáveis. Em resposta às questões críticas do nosso tempo, os comunistas chineses, tendo o Secretário-Geral Xi Jinping como representante principal, formularam com originalidade uma série de novos conceitos, novas ideias e novas estratégias sobre a governação do país e criaram o Pensamento Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, fornecendo orientação científica da ação para o povo chinês criar incessantemente um futuro risonho da grande revitalização da nação chinesa. O núcleo da liderança é fundamental tanto para um país como um partido. A definição do núcleo da liderança e a ideologia-guia do partido refletem a vontade comum de todo o povo chinês.

A segunda expressão é "senha" importante para a vitória. A Resolução do Comité Central do Partido Comunista da China sobre Grandes Conquistas e Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido é a terceira resolução histórica do PCC desde a sua fundação, que é coerente com a Resolução sobre Várias Questões Históricas, elaborada em 1945, e a Resolução sobre Várias Questões Históricas do Partido desde a Fundação da República Popular da China, elaborada em 1981. Esta terceira Resolução sumarizou de uma forma integral e sistemática as grandes conquistas e experiências históricas ganhas durante a luta centenária do PCC, e resumiu em grande parte do seu texto a ideologia inédita, as práticas transformadoras, os avanços tremendos e resultados marcantes registados desde o 18.º Congresso Nacional do PCC. Na Resolução foi salientado que são preciosas experiências históricas e fortuna espiritual comum acumuladas durante a grande luta do PCC e povo chinês as persistências em dez aspectos, nomeadamente, na liderança do Partido, na supremacia do povo, na inovação teórica, na independência e autonomia, no caminho chinês, na visão mundial, no empreendedorismo e inovação, na ousadia de lutar, na frente única e na autorevolução. Ao lançar um olhar retrospetivo da história, o PCC cresceu de um partido político com apenas mais de 50 militantes, no início da sua fundação, para o maior partido político do mundo com mais de 95 milhões de militantes. Sob a sua liderança, a China transformou-se de um país agrícola de extrema pobreza para a segunda maior economia mundial. O que está por trás dessa transformação é: colocar sempre o povo no centro e servir o povo de todo o coração, buscar sempre a verdade nos factos e promover constantemente a adaptação do marxismo à realidade chinesa, e erguer sempre no alto a bandeira de paz, desenvolvimento e cooperação de benefícios mútuos e lutar pela causa do progresso da humanidade. Essas experiências, em vez de ser copiadas dos outros países, são obtidas pelo PCC e o povo chinês que o Partido uniu e liderou, durante os últimos cem anos de luta repleta de inúmeros esforços árduos e grandes sacrifícios, e constituem uma riqueza espiritual preciosa do PCC, que servem de orientações científicas para o Partido liderar a China no futuro.

Para a terceira expressão, escolheria nova trajetória da meta centenária. Na sessão plenária, foi tomada a decisão de que o 20.º Congresso Nacional do PCC será realizado no segundo semestre de 2022 em Beijing, que será um Congresso de extrema relevância no momento importante em que concretizámos a 1.ª meta centenária, quer dizer, concluímos a construção da sociedade moderadamente abastecida integral, e começamos a nova jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e marchamos à meta de luta do "segundo centenário". Cada geração tem a sua missão e compromisso. Com as palavras do Secretário-Geral Xi Jinping, temos de fazer exames colocados pela atualidade, e do povo é que receberemos as notas. A modernização à chinesa não se concretiza num instante, ao contrário, só se tornará na realidade após inúmeras dificuldades e desafios. Nos últimos 100 anos, o PCC entregou ao povo e à história uma folha de exame excelente. Agora, continua a unir e liderar o povo chinês numa nova trajetória para conquistar vitória na prova de alcançar a meta de luta traçada para o "segundo centenário". Nesta nova etapa, o PCC continuará a seguir a tendência magna do desenvolvimento histórico, consolidar ideais e convicções, ter em mente as aspirações iniciais e missões, descartar covardia face a qualquer risco, e evitar desorientação perante qualquer perturbação, perseverando nos objetivos definidos e promovendo incansavelmente a grande revitalização da nação chinesa.

No contexto actual em que a pandemia se encontra entrelaçada com grandes mudanças sem precedentes no último século e crescentes desafios globais, a China continuará a adoptar a política externa pacífica de independência e autonomia, a seguir o caminho do desenvolvimento pacífico, e a promover o desenvolvimento de qualidade da construção de Uma Faixa e Uma Rota, criando mais oportunidades para os outros países com novos progressos da China. Apesar de terem sistemas políticos diferentes, a China e Portugal são parceiros estratégicos globais, e ambos estão empenhados no desenvolvimento económico em benefício dos seus povos, tendo defendido o multilateralismo, justiça e desenvolvimento pacífico mundial. A China está disposta a trabalhar junto com Portugal, para reforçar ainda mais a sinergia das suas estratégias do desenvolvimento, expandir a cooperação pragmática em diversos sectores, ampliar o intercâmbio cultural e interpessoal, e estreitar a coordenação e cooperação em assuntos internacionais e multilaterais, no sentido de obter maior desenvolvimento da Parceria Estratégica Global China-Portugal, e fazer maiores contribuições à construção da Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade.

Embaixador da República Popular da China em Portugal

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário