domingo, 2 de abril de 2023

Domingo de Ramos: entenda qual o significado do dia que marca o ... - Jornal MovNews - inglês

Para os católicos, o Domingo de Ramos, este ano celebrado no dia 2 de abril, marca o início da Semana Santa que antecede a Páscoa. Na Bíblia, nesse dia Jesus Cristo voltou para a cidade de Jerusalém após passar 40 dias no deserto em oração.

Na ocasião, Jesus foi recebido por fiéis como um rei, montado em um jumento que seguiu pelas ruas da cidade cercadas por seus seguidores, que cantavam as “hosanas” e tiravam seus mantos vermelhos para cobrir onde Jesus passava.

Nos dias de hoje, a Igreja Católica celebra o dia com procissões em suas igrejas e paróquias. Maria Anita Brasileiro Falcão, catequista da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do bairro da Fonte Grande, em Vitória, participa dessa celebração todo ano e explica o processo.

“As comunidades têm essa tradição de fazer o caminho de ramos com os fieis segurando raminhos de plantas medicinais ou de palha de coqueiro. Esses raminhos são, inclusive, abençoados quando tem padre e os fiéis fazem essa caminhada simbolizando a entrada de Jesus em Jerusalém”, disse ela, que continuou.

“Na nossa comunidade, a celebração começa na Rua Coronel Alziro Vianna, no finalzinho dela. E aí fazemos a introdução, lemos o evangelho da entrada de Jesus em Jerusalem. A procissão vem com a cruz na frente representando Jesus e vamos cantando. Chegando à igreja, lemos o Evangelho, a liturgia da paixão. Todas as igrejas católicas celebram dessa forma. Umas fazem no pátio da igreja, outras fazem dentro da igreja mesmo, mas é uma celebração comum do catolicismo”.

Fim da Quaresma

A quaresma é um período de preparação, de mudança, de reflexão e de muita oração. Os católicos fazem jejum na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. De acordo com Maria Anita, esse é um período de mudança de atitude.

“Este ano a igreja nos pede mudança de atitude para contribuir com as famílias, ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!’, que é uma campanha da fraternidade. A campanha da fraternidade acontece na quaresma e é uma forma de trazermos para a realidade essa mudança de vida, de comportamento. A igreja nos pede para contribuir com as famílias que não tem o que comer”, finaliza.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário