terça-feira, 25 de abril de 2023

Liberty viveu 8 anos acorrentada — está na hora de saber o significado do seu nome - Nit.pt - inglês

Liberty não conhece o significado do seu nome. Apesar de ser muito amada na União Zoófila, associação sediada em Lisboa, não sabe o que é viver em liberdade. Com uma família que tem o coração reservado para ela e que lhe dá todo o espaço de que precisa. Já tem 13 anos, quando chegará a hora de viver o seu nome?

A cadela viveu uma “prisão” muito diferente da que os portugueses viveram antes de se ter dado o 25 de abril de 1974. Não teve de participar de uma revolução, nem “disparar” cravos, para ser libertada do regime em que vivia. Foi preciso apenas um salvador para lhe tirar dos oito anos em que viveu acorrentada. Não pelo Estado Novo, mas pelas mãos do seu tutor.

Costumava chamar-se Sushi, mas a UZ quis fazer desaparecer tudo o que a lembrava do trauma por que passou no quintal de sua casa, no distrito de Faro. Viveu a maior parte da vida presa, alimentada por um vizinho que tinha pena do estado miserável em que surgia, dia após dia.

Farto de ver a cadela a sofrer e a tentar resistir à violência de que era alvo, o vizinho decidiu ligar à associação: “Eu consigo resgatá-la, mas preciso que fiquem com ela”, garantia, segundo o que a voluntária Margarida Saldanha descreve à PiT.

Assim dito, assim feito. O homem levou a cadela até à UZ e as voluntárias nem queriam acreditar no seu estado: “Estava completamente esquelética e vinha com febre da carraça. Infelizmente, o normal para uma cadela negligenciada, num quintal cheio de tralha”.

O primeiro passo que Margarida e as restantes voluntárias deram na reabilitação de Liberty, nome que com que a batizaram, foi “dar uma condição física e clínica a um cão jovem-adulto”. Ou seja, deram-lhe uma taça cheia de comida, que a cadela devorou num instante: “Ainda hoje, se estiver algo comestível à sua frente, ela não come. Ela devora”.

Não foi preciso muito para a cadela engordar, mas a associação foi fazendo um controlo de peso ao longo dos últimos cinco anos. Sim, cinco anos. Liberty chegou à UZ como uma cadela jovem-adulta e já é considerada sénior. E o seu corpo assim o demonstra.

“Ser sénior é ser bonito”.

“Já foi operada a um tumor mamário, e acredita-se que, enquanto ela esteve acorrentada, engravidou e deu à luz consequentemente. Sendo de um meio pequeno, provavelmente o tutor desfez-se das ninhadas”. Entretanto, também foi diagnosticada com um problema de artroses, o que lhe custou uma família.

Liberty já esteve quase para ser adotada, mas as suas pernas não o permitiram: “O senhor que queria ficar com ela morava no 3.º ou 4.º andar de um prédio sem elevador. Ainda falou da possibilidade de usar um arnês, mas dissemos que ia ser muito difícil para ela subir e descer tantas escadas”.

A cadela acabou por ficar no abrigo da associação. E o seu porte afugenta qualquer pessoa que surja para adotar algum animal: “Todas, mas mesmo todas, as pessoas que nos vêm visitar dizem que, como moram num apartamento, querem um cão pequeno. Mas isso é um mito. Não há cães de apartamento”, garante Margarida.

Apesar de Liberty ter entre 25 a 30 quilos, isso não faz de si uma cadela proibida num apartamento: “O cão não tem de ser adequado ao tamanho da casa. Até porque nós não vivemos numa casa com o nosso tamanho. O que tem de se adequar é a energia do animal ao adotante”.

Pela idade, Liberty já é uma cadela calminha, mas que, ainda assim, precisa de passeios frequentes. Aliás, como qualquer animal feliz.

A patuda também foi recentemente diagnosticada com crushing, uma doença endócrina, que leva ao excesso de produção de cortisol. Pode ser detetada através de vários sintomas, nomeadamente a dilatação abdominal e a propensão muito alta de infeções secundárias. No entanto, já está a fazer medicação, e a reagir muito bem.

Está pronta. Bastam duas palavras para mostrar como Liberty se sente para enfrentar a liberdade. Sabe que não lhe resta muito tempo, mas espera encontrar uma família disposta a dar-lhe alegria nos últimos anos.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias de Liberty.

ver galeria

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário