quinta-feira, 17 de março de 2022

Tecnologia: O termo ‘Pro’ já não tem qualquer significado - Leak - inglês

Antigamente, ver a palavra ‘Pro’ à frente de um nome de um qualquer produto tecnológico, era o sinal de que tínhamos ali um aparelho mais premium, mais resistente, mais poderoso, etc… Tudo de forma a ser capaz de lidar com tudo aquilo que conseguíssemos meter à sua frente.

Hoje em dia? Bem… As fabricantes têm um problema ‘Pro‘ nas suas mãos, nomeadamente a Apple.

Tecnologia: O termo ‘Pro’ já não tem qualquer significado

Pro'

Portanto, como já deve ter percebido, todas as fabricantes, sejam elas mais focadas nas gamas baixas, nas gamas médias, ou nas gamas mais altas do mercado, têm aparelhos com a nomenclatura ‘Pro’.

Isto faz sentido? Claramente que não!

Um excelente exemplo de tudo isto, é mesmo a gigante Norte-Americana Apple, que tem uma extensa gama de produtos focada nos profissionais, como é o caso do Logic Pro, Mac Pro, ou do Final Cut Pro.

No entanto, com a normalização da palavra ‘Pro’, a Apple, e outras fabricantes, têm agora um problema sério em mãos. Afinal de contas, quando o ‘Pro’ não tem nada de especial, como é que se indica que o produto é pensado para um uso especializado? Ou que é diferente daquilo que já existe nas prateleiras.

É inegável que o uso da palavra Pro, pelas mais variadas fabricantes, para os mais variados produtos, desvalorizou significativamente esta nomenclatura. Hoje em dia, temos smartphones ‘Pro’, temos relógios ‘Pro’, e até temos Earbuds dentro desta gama. Em suma, num mundo em que tudo é Pro, ao mesmo tempo… Nada é Pro.

Por isso, no caso da Apple, já temos uma distinção clara na sua nova gama de produtos, a começar com os novos Mac Studio e Studio Display.

Aliás, a própria apresentação foi obviamente focada para o mercado profissional, com os mais variados casos de uso a demonstrar músicos, artistas 3D, developers, etc… No entanto, é óbvio que estamos a falar de produtos, que se por acaso tivessem sido lançados em 2019, ou 2020, chegariam ao mercado com… Claro… a velha nomenclatura Profissional associada.

Mas isto levanta uma questão, se a Apple conseguir mudar a sua estratégia, e conseguir aliar a palavra ‘Studio’ ao mercado profissional… Será que vamos ver um iPhone Studio, ou um iPad Studio, num futuro muito próximo? Ou será que vamos ver uma estratégia muito similar, por parte das rivais da Apple? 

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca deste assunto, nos comentários em baixo.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário