sexta-feira, 4 de março de 2022

TV chinesa interrompe tradução de discurso de Andrew Parsons sobre a invasão da Russia à Ucrânia - globoesporte.com - Dicionário

O forte discurso de Andrew Parsons marcou a Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas de Pequim nesta sexta-feira e repercutiu em todo o mundo. Mas nem todos os chineses conseguiram entender as palavras do presidente do Comitê Paralímpico Internacional. A tradução da fala do dirigente brasileiro foi interrompida na CCTV, emissora estatal chinesa, durante o trecho em que ele critica a invasão russa à Ucrânia. O áudio também permanece baixo, dificuldando o entendimento das palavras em inglês. Todas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão da cerimônia de abertura recebem antes do evento os discursos das autoridades. Logo, a CCTV sabia o momento em que Parsons iria falar sobre a guerra.

A China tem sido a principal fonte de apoio da Rússia na invasão à Ucrânia. A guerra, que já dura mais de uma semana, fez com que atletas russos e belarussos fossem excluídos dos Jogos. O ge entrou em contato com a assessoria do IPC para questionar a possível censura à fala de Parsons. Em resposta, o comitê afirmou que o som no estádio estava perfeito, assim como o sinal que chegou à transmissão internacional. Assim, por conta de relatos dos problemas na transmissão da CCTV, o IPC questionou a emissora chinesa para entender por que a tradução havia sido interrompida e o som diminuído durante o trecho do discurso em que se falava sobre a guerra, mas ainda não teve resposta. Na cerimônia, o dirigente fez forte crítica ao confronto.

- Esta noite, eu quero e preciso começar com uma mensagem de paz. Como líder de uma organização em que a inclusão é um de seus principais valores, as diversidades são celebradas, e as diferenças, abraçadas, eu estou horrorizado com o que está acontecendo no mundo neste momento. O século XXI é um momento de diálogo e diplomacia. Não de guerra, não de ódio. A Trégua Olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma resolução da Organização das Nações Unidas. E precisa ser observada e respeitada - disse o brasileiro, que finalizou o discurso com um grito de paz – disse o brasileiro.

Assista ao discurso de Andrews Parsons:

Presidente do IPC, Andrew Parsons discursa na Cerimônia de Abertura e pede paz

Presidente do IPC, Andrew Parsons discursa na Cerimônia de Abertura e pede paz

Andrew Parsons em seu discurso na abertura da Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas — Foto: Reuters

Andrew Parsons em seu discurso na abertura da Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas — Foto: Reuters

Logo após a cerimônia, o jornalista Mark Dreyer, especialista em China, publicou no Twitter que a fala de Parsons teria sido censurada. Agências de notícias, como a Reuters, também citaram a possível censura. Pouco depois, outros publicaram o vídeo da transmissão na CCT.

Nas redes sociais, o público chinês reclamou de uma gafe de Parsons durante o discurso. O dirigente brasileiro se direcionou à China como “República da China”, que é o nome oficial de Taiwan. O país há anos tenta um movimento separatista. O nome oficial chinês é “República Popular da China”.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário