segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Tradução brasileira de Chainsaw Man causa debate online - Nerd Site - Dicionário

Chainsaw Man
Reprodução/ Internet

Chainsaw Man está chegando ao fim de sua primeira temporada e, a cada novo episódio lançado, os fãs só tem elogios para a produção. Mas, parece que os fãs brasileiros do anime ficaram levemente decepcionados com o último episódio que foi transmitido, devido a uma cena, e uma fala, muito aguardada. No último episódio, tivemos a aparição do Future Devil, que diz aos protagonistas que o futuro é “o melhor”. 

No entanto, quando o mangá de Chainsaw Man ainda não era licenciado por aqui, a tradução da obra, feita por fãs, resolveu aproveitar um meme muito famoso da época para colocar na tradução da fala do Future Devil. Na versão feita por fãs, o personagem diz: “O futuro é pica“. Apesar de não corresponder ao que o mangaká de Chainsaw Man queria dizer com a frase, a tradução se tornou bastante icônica entre os fãs do mangá, que esperavam ver a mesma cena no anime.

Claro que a Crunchyroll fez uma tradução fiel ao original e não usou a gíria que foi colocada na tradução feita por fãs, e isso causou bastante desagrado dos brasileiros. Apesar disso, a Crunchyroll resolveu por uma referência à polêmica tradução de fãs na codificação da legenda. 

A homofóbica tradução de fãs de Chainsaw Man

Apesar da tradução feita por fãs ser bastante lembrada por suas piadas e falas cheias de gírias, ela é extremamente problemática, pois os tradutores amadores encheram a obra de piadas homofóbicas e transfóbicas que nunca existiram no original. Como muitos fãs pararam de ler a tradução não-oficial quando a obra foi licenciado no Brasil, eles não pegaram a fase preconceituosa da tradução e só se lembram das boas piadas, mas, a realidade é que com o passar do tempo a tradução de fãs ganhou uma péssima reputação por sua alteração proposital do original, com o objetivo de depreciar minorias e perpetuar preconceitos pessoais dos tradutores amadores. (Via Comic Book)

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário