segunda-feira, 6 de março de 2023

Data Magna: pernambucanos conhecem origem do feriado? Entenda o significado - Folha de Pernambuco - inglês

Em 2017, Pernambuco instituiu a comemoração do feriado estadual da Data Magna, que acontece no dia 6 de março. Neste ano, a celebração cai em uma segunda-feira, proporcionando um feriadão para a maioria dos trabalhadores e estudantes. No entanto, apesar do entusiasmo com o fim de semana estendido, boa parte dos pernambucanos não sabe ao certo o que será celebrado na próxima segunda (6). 

Nas ruas do Recife, transeuntes divergem em relação ao significado da data. A ambulante Maria da Conceição, 58, que trabalha nas imediações do Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, tenta explicar o motivo do feriado, mas se confunde: “A Carta Magna é uma carta história que alguém enviou e decretaram feriado”.

Há, ainda, os que sabem que se trata de um fato histórico, mas não sabem ao certo o que aconteceu no dia 6 de março de 1817. É o caso da estudante Ana Clara Duarte, 20. “A data faz referência à Revolução Pernambucana, mas não sei bem o que aconteceu neste dia”, comenta.
 

Para alguns, como o aposentado Ivanelson Gomes, 76, a notícia de que há um feriado na próxima segunda (6) é novidade. “Eu não sei do que se trata. Sinceramente ando meio por fora das notícias”, justifica o idoso.

A explicação
O feriado da Data Magna, que tem abrangência estadual, foi instituído em 2017 após a aprovação da Lei nº 16.059/2017 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A data faz referência à data em que ocorreu o estopim da Revolução Pernambucana de 1817; o movimento culminou com a formação de uma nação independente, que existiu durante 75 dias. O Estado independente compreendia territórios que hoje pertencem a Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

No dia 6 de março de 1817, em meio a um clima de instabilidade política, o então governador de Pernambuco, Caetano Pinto, reagiu a um suposto princípio de movimento libertário conduzido por opositores à corte portuguesa. O mandatário ficou sabendo dos rumores revolucionários e deu ordem de prisão aos líderes do movimento. Os primeiros detidos foram os comerciantes Domingos Martins e Antônio da Cruz Cabugá, além do padre João Ribeiro Montenegro.

No mesmo dia, o capitão José de Barros Lima, que ficou conhecido como “Leão Coroado”, reagiu a uma voz de prisão e assassinou o comandante português que tentou prende-lo nas imediações do Forte das Cinco Pontas, localizado na Região Central do Recife. Após a reação, oficiais portugueses fugiram do local e os adeptos da insurreição libertaram outros manifestantes que haviam sido presos.

A reação da Coroa Portuguesa, representada por Dom João VI, veio em forma de repressão contra a insurreição.Os embates duraram 75 dias e resultaram na derrota dos rebeldes.

Veja também

Vídeo mostra momento em que nova vítima de incidente com tubarão sai do mar em Piedade

Jaboatão dos guararapes

Vídeo mostra momento em que nova vítima de incidente com tubarão sai do mar em Piedade

Governo Lula ainda não tem base consistente no Congresso, diz Lira

Política

Governo Lula ainda não tem base consistente no Congresso, diz Lira

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário