quinta-feira, 29 de abril de 2021

Quarteirão inglês em Lisboa transformado em condomínio residencial privado - idealista.pt/news - inglês

Localizado na freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, o quarteirão inglês – como é conhecido – deverá ser transformado num condomínio residencial privado. O complexo é composto por quatro edifícios e foi vendido há já uns anos pela embaixada inglesa a um investidor privado. O movimento cívico Cidadania LX está contra o projeto e já enviou um protesto à autarquia.

O quarteirão inclui o antigo hospital inglês, que será transformado num edifício de habitação – deverá ser ampliado para ter mais três pisos e cave de estacionamento; um edifício que serviu de sede à Ordem dos Economistas e que será cedido à autarquia – passando a funcionar como centro de saúde de Campo de Ourique e o Parsonnage, uma antiga universidade, que também será uma habitação bi-familiar, tal como escreve o Diário de Notícias, que avança a notícia. O antigo cemitério judaico, entre o hospital e o teatro, diz o DN, irá ficar coberto por uma pérgula ajardinada.

O movimento cívico Cidadania LX apresentou com “protesto ” à Câmara Municipal de Lisboa contra o projeto que diz "não ter sido objeto de um período de discussão pública". “É inacreditável, um quarteirão daquela dimensão, com o impacto que vai ter, envolvendo quatro edifícios, que não foi a discussão pública nem foi a reunião de câmara", critica Paulo Ferrero, uma das vozes do movimento, ao mesmo jornal.

No documento, o Cidadania LX refere que o projeto "não foi sequer discutido, muito menos aprovado, em reunião de câmara, mas apenas "despachado" pelos dois vereadores do urbanismo, e sem que, até agora, a Assembleia Municipal tenha tomado qualquer posição sobre ele".  Trata-se de "uma área considerável e quatro edifícios históricos, e um cemitério (antigo cemitério para judeus israelitas), e terá previsível impacte", sublinha o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário