quinta-feira, 24 de junho de 2021

Vilão 25 anos atrás, técnico inglês pode ter redenção contra a Alemanha - UOL Esporte - inglês

"O futebol é um jogo simples. 22 homens correm atrás de uma bola por 90 minutos e, no final, os alemães sempre vencem".

A célebre frase é de Gary Lineker, um dos maiores jogadores ingleses da história e, hoje, um homem da mídia, dos maiores influenciadores no país e na Europa. A frase mostra não só respeito, aproxima-se mais de um trauma.

A Inglaterra é, dos grandes centros europeus, o único país a nunca ter chegado sequer a uma final de Eurocopa. Foi duas vezes às semifinais - a última em 1996, justamente quando foi sede do torneio. Para grande decepção do país dos inventores do futebol, a derrota naquela semi veio de forma dolorosa, nos pênaltis, diante da maior rival, a Alemanha.

A curiosidade é que apenas 1 dos 12 pênaltis batidos foi desperdiçado. O vilão? Gareth Southgate, atual técnico da seleção inglesa. Ironia maior não pode haver.

Na próxima terça-feira, a Inglaterra subirá ao campo de Wembley para enfrentar a Alemanha, pelas oitavas de final da Euro. Pode ser a redenção de Southgate, 25 anos depois daquele fatídico 26 de junho de 1996 - ou não.

Southgate foi titular durante toda a campanha de 96, quando a Inglaterra, comandada por Gascoigne, parecia estar pronta para ser campeã 30 anos após sua maior glória (o título da Copa). Depois de passar pela Espanha nos pênaltis, nas quartas de final, a Inglaterra começou a semi contra a Alemanha com um gol de Shearer logo aos 3min. Mas a Alemanha empataria com Kuntz, ainda no primeiro tempo. O jogo seguiria assim até os pênaltis.

Os cinco primeiros foram perfeitamente convertidos pelas duas seleções. Na sexta cobrança inglesa, foi para a bola um jovem Southgate, visivelmente nervoso. Ele bateu fraco, mal, facilitando a defesa de Kopke. Na bola seguinte, Moeller classificou a Alemanha.

Se é verdade que a Inglaterra tem também na memória a vitória sobre a Alemanha Ocidental na final da Copa de 66, a maior (única?) glória do futebol local, depois disso os alemães foram algozes dos ingleses diversas vezes. Na Copa de 90 (pênaltis nas semifinais), na Euro de 96, na Copa de 2010...

Oo clássico é o grande jogo das oitavas de final da Eurocopa, e Southgate, muito contestado por algumas decisões e pelo jeito de jogar da Inglaterra, vai estar no centro das atencões. Há cinco anos no cargo, ele precisa mostrar que é o técnico ideal para comandar esta nova e talentosa geração inglês.

Uma vitória sobre a Alemanha seria enorme para esta confirmação - e abriria caminho para a Inglaterra chegar à decisão pela primeira vez. Uma eliminação, por outro lado, pode significar o fim do caminho para ele.

Quem passar deste duelo, terá pela frente Suécia ou Ucrânia nas quartas - nenhuma delas assusta. E, nas semis, Holanda, Chequia, Gales ou Dinamarca, ou seja, nenhuma das favoritas ao título.

Outras forças ficaram do outro lado da chave. Bélgica e Portugal se enfrentam já nas oitavas, em outro confronto muito aguardado e que deveria ter acontecido na semifinal de 2016 - não tivessem os belgas perdido para País de Gales. Quem passar, pode pegar a Itália, que é favorita contra a Áustria. Quem passar aí, pega na semi ou França ou Croácia (finalistas da Copa) ou Espanha ou Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário