sexta-feira, 21 de julho de 2023

Profª do Câmpus Goiás contribui em tradução de livro estrangeiro ... - Universidade Federal de Goiás - Dicionário

Por Bruna Marcela Inácia de Souza. Em 21/07/23 09:46. Atualizada em 21/07/23 09:46.

Esta proposta de publicação surge da colaboração entre dois professores, Vladimir Bartalini da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e de Camila Gomes Sant’ Anna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás (UFG/CG). Ambos, em suas ações de pesquisa, ensino e extensão, buscam apoio nas bases conceituais do pensamento-paisagem de Augustin Berque, mas enfrentam a dificuldade de difundi-las devido ao fato de não existirem traduções de textos do autor que abarquem as especificidades linguísticas brasileiras.

Augustin Berque, geógrafo e orientalista com expressiva produção literária, é reconhecido pela sua contribuição à ressignificação da conceituação da paisagem, ao inocular no pensamento de base mecanicista (característico do que ele chama de “Paradigma Ocidental Moderno Clássico”) o aporte da filosofia e das práxis orientais. Atuou como professor e pesquisador na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) na França. Foi membro da linha de pesquisa sobre o Japão do Centre national de la recherche scientifique (CNRS), a qual dirigiu por dezessete anos, tendo o seu trabalho sido premiado com uma Médaille d’argent da mesma instituição. Por ter desenvolvido estudos de excelência sobre paisagem a partir de sua aproximação com o Oriente, seus livros foram traduzidos em diferentes idiomas e são estudados em Universidades, Centros de Pesquisas, Fundações e Centros Culturais do mundo inteiro.

A tradução de “La pensée paysagère”, um de seus principais livros, foi feita por sugestão do próprio autor, que declarou seu interesse em vê-lo publicado em português do Brasil. Ao possibilitar um acesso mais geral às linhas mestras do seu pensamento, a tradução contribui para o enriquecimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão referentes à paisagem no Brasil. Ao mesmo tempo, promove não apenas o diálogo franco-brasileiro, mas também com outras culturas abordadas pelo autor ao longo de sua trajetória, notadamente as da China, Japão e norte da África, beneficiando o processo de internacionalização das pesquisas desenvolvidas no âmbito universitário brasileiro.

O livro está disponível aqui.

Lançamento_Preta_1
Camila Gomes Sant’ Anna e Augustin Berque
Lançamento_Preta_2
Lançamento_Preta_3

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário