quinta-feira, 11 de maio de 2023

Coletivas do histórico MILÉSIMO GRANDE PRÊMIO do Mundial de ... - Yamaha Racing Brasil - Dicionário

Parte 1 – Fabio Quartararo: “queremos que o Painel de Comissários façam o trabalho deles (direito)…”

A primeira sessão, err, segunda, já tivemos umada MotoE hoje de Coletivas vai começar, com a presença do campeão reinante e líder do Mundial Pecco Bagnaia da Itália (Ducati de fábrica), vindo de vitória no GP completo na Espanha, o sul-africano Brad Binder (KTM de fábrica) vencedor de duas corridas de sprint, duplo pódio em Jerez e P3 no Mundial, e os heróis locais Fabio Quartararo (Yamaha de fábrica) P11 no Mundial com um pódio no Texas e pódio em Le Mans em 2021 – ano em que ele foi campeão do mundo – e Johann Zarco (Ducati independente), P9 e pole em Le Mans 2018.
Feitas as apresentações, que claro, exaltam o milésimo Grande Prêmio, começam as perguntas;
Bagnaia: “Vamos ver as condições do clima, a previsão é de chuva, sempre difícil, mas para mim o potencial da moto é enorme, podemos lutar pela vitória, mas temos que ter prudência e não cometer erros. Sinceramente desde Portimão Brad e Jack foram fortes, na Argentina também, espero estar nas 2 primeiras filas, vai ser difícil contê-los, especialmente nas corridas de sprint, espero vê-los na frente aqui também. (mostram Rossi brincando com ele no box). Prefiro largar bem como em Austin, Vale fala sempre comigo, não foi distração na largada, mas posso melhorar essa situação. Fiquei feliz por ver Vale no box da Ducati, fiquei muito feliz.”
Binder: “Estou animado para começar, os 2 pódios foram ótimos e espero ser mais forte aqui, a moto está ótima, me passa confiança, Le Mans não é a nossa melhor pista, mas vou baixar a cabeça e tentar o melhor desempenho para nós. Temos sido fortes em todas as pistas, muito mais competitivos, tenho ideias claras sobre o trabalho no fim de semana de Grande Prêmio, no passado pensávamos nos top 5 agora estou pensando no máximo de pontos possível, vai ser bom.”
Zarco: “Tenho alguma experiência no GP da França, o passeio com as motos de GP pelas ruas foi muito bacana, gosto da pista, espero ser mais competitivo nas 2 corridas, estou perto mas ainda não tive os resultados que espero, quero ir melhor que em Jerez, espero um bom fim sde semana, não sabemos se vai chover ou não, mas nos adaptamos rápidos e vamos tirar vantagem da situação. A coisa boa do teste de Jerez é que não tínhamos nada para testar e pudemos acertar melhor a moto, temos uma boa base e trabalhamos nos detalhes. Não teremos muito tempo para isso, mas a base é boa e queremos estar no pódio”
Quartararo: ” Espero um bom espetáculo, não é um GP normal, é na França, um ponto de virada na temporada, quero deixar os torcedores felizes. Testamos algumas coisas em Jerez, nem todas foram boas, mas vamos usar o novo chassi aqui e tentar um ataque aos tempos, não estou 100% com a moto, precisamos melhorar os tempos, temos que trabalhar. Gostei do novo chassi, mas não foi claramente melhor ou pior, vamos tentar o chassi standard e o novo nos treinos.”

Perguntas de motojornalistas:
Para todos, sobre a Comissão de Comissários, o que eles esperam da reunião de amanhã.
Bagnaia: “Realmente espero entender o ponto de vista deles e dividir o nosso. Neste momento pessoalmente eu não entendo o ponto de vista deles.”
Binder; Não sei o que esperar vou lá ouvir, simples assim.”
Zarco: “Não concordamos com as decisões deles algumas vezes, elas devem ser iguais para todos, então queremos saber se a popularidade dos pilotos influi nisso.”

Quartararo: “Eu espero que eles façam o trabalho deles.”
Zarco: “Testamos na pré-temporada e nos testes oficiais. De toda forma, a Ducati é muito estável no desenvolvimento. Temos pouco tempo para testar e quero ajustar detalhes. A moto é a mesma desde Portimão.”
Bagnaia: “Nunca pensei que tenho menos popularidade agora, como (você diz que acontece com) Vestappen na F1, cada um torce para quem quer. Lembro de Valência 2015 (com Rossi e Lorenzo dividindo os fãs) é a mesma coisa, metade dos fãs está com você e outra não. Quando se é o campeão as coisas são assim. Fãs são mais ou menos os mesmos em todos os esportes.”
Quartararo: “Para ser honesto, não perdemos o que temos, são os outros que estão avançando. Nossa velocidade em curva perdeu um pouco, não temos ainda a potência que queremos e estamos com problemas no nosso ponto forte, a estabilidade da moto. Sempre fui rápido e lutei pela vitória em Jerez, quero fazer o mesmo aqui, com a torcida e tudo mais, porém preciso achar uma base para voltar ao topo e espero fazer isso aqui na França. Jorge (Lorenzo) não testa para nós desde 2020, acho que ele estava muito longe de nós nos tempos. Ele é uma legenda, mas não acho que ele poderia mudar a nossa situação. Estamos nos esforçando, querendo tornar os engenheiros japoneses mais italianos, é difícil, leva tempo, mas passo a passo estamos progredindo”
Binder: “Para mim é a melhor portunidade de vencer o GP da França, quero aproveitar o momento, lutar pela vitória, bem melhor que no ano passado. Estou forte, confiante no que o futuro trará.”

Questões sobre o milésimo GP:
Quem foi o primeiro a vencer títulos seguidos com motos diferentes?
Eddie Lawson, Quartararo foi o único que acertou
Quem teve mais vitórias em uma temporada?
Marc Márquez, todos acertaram
Além de Agostini, quem mais venceu em temnporadas consecutivas.
Fácil, Dani Pedrosa
Apenas um piloto ganhouj títulos por 5 fábricas; quem foi?
Angel Nieto, todos acertaram
Quem durou mais tempo entre a primeira e última vitória na carreira?
Valentino Rossi, Brno 1996 a Assen 2017, Quartararo acertou. E ganhou esse desafio, que aliás sempre deveria valer alguma coisa.
Fotos protocolares e vamos pra próxima.

Parte 2 – Holofotes em Marc Márquez e na punição anulada…

Uma das mais aguardadas Coletivas do dia, a que reúne o italiano Marco Bezzecchi (Ducati independente ano 2022), vencedor na Argentina, vice-líder e com 2 pódios na temporadao australiano Jack Miller (KTM de fábrica) vencedor na Moto3 em Le Mans e, tarám… Marc Márquez (Honda de fábrica), de volta mais uma vez da sua sequência de cirurgias que começou no seu GP de casa, na Espanha em 2020.
Bezzecchi: “Jerez foi um fim de semana para mim; o este foi bom, mas não importa, porque o importante é o sábado e o domingo. Não posso me queixar dos fatos e vamos para a corrida deste fim de semana. Gosto muito da pista, ano passado tive um bom ritmo mas larguei la atrás e mal, como sempre, a meta para esse fim de semana é ir bem melhor, mal posso esperar. Deixei o bigode a partir da vitória; não gosto muito, já aparei, mas estou mantendo porque apostei com Jack.”
Miller: “Adoro Le Mans, em 2020 lutei com Dovi e Marc pela vitória até minha moto apagar, a moto está muito boa e estou ansioso pelo fim de semana. A moto é ótima nas frenagens, mudanças de direção nos setores 3 e 4 depois da chicane, acho que com essa moto posso ir bem lá, ela está melhor e melhor. Caí no Texas, fui melhor em Jerez e chego aqui em condições muito boas. Não vou dizer porque largamos tão bem, mas sempre larguei bem na Ducati, diziam que era o dispositivo de largada, mas acho que era eu. Espero que não tenhamos bandeiras vermelhas e possamos lutar até o fim.”
Márquez: “Claro que estou muto feliz em voltar, mas não espero muito desse fim de semana, estou há um mês e meio fora, preciso readquirir ritmo, não estou nas mesmas condições físicas de Portimão, perdi o teste de Jerez e vou testar aqui, ainda que as condições sejam difíceis vou dar o meu melhor e ver o que conseguimos no fim de semana. Este ano foi o primeiro que me preparei, me senti forte, mas por azar tivemos o acidente e outra lesão, mas do lado mental estou preparado, mantive a motivação treinando e me preparando, espero ir bem. Sobre a punição, para mim é normal, recebi a pena e concordei, foi um grande erro, o que estava no papel era Argentina, aí alguém mudou, não tive nada a ver com isso, não foi o melhor caminho. Eu poderia cumprir a pena em Jerez, mas não larguei, porém não foi essa a conclusão.”

Perguntas de motojornalistas:
Márquez: “Não sei sobre a pena, é o que expliquei, quando fui punido, entendi e aceitei, mas a pena no papel era para o GP da Argentina, aí veio a cirurgia e tal, alguém mudou a pena e não fui eu, sou um atleta. Eu não li a sentença, mas vi que eles mudaram a pena e se não fosse pela lesão eu teria cumprido, não sei como é, aconteceu algo parecido com Marini na Moto2, não sou o chefe, sou o piloto, eu piloto. Vou usar o chassi Kalex, não é oportuno, mas como faltei o teste, vou usá-lo no T1.”
Miller: “As empinadas são menores agora; antes era direto antes das frenagens; atualmente melhorou, colocar a moto na Curva 1 será difícil, é uma das mais rápidas do calendário, mas sem tantas empinadas nosso trabalho fica facilitado, isso ajuda muito. A KTM em relação à Ducati é meio igual, as duas funcionam muito bem, claro que a Ducati está mais avançada, porque começou antes, mas agora nossos dispostivos de largada e rebaixamento estão no mesmo nível técnico, eu acho.”
Bezzecchi: “Treinei largadas no teste, porque é um ponto fraco meu, trabalhei com o momento de soltar a embreagem, não fiz nada louco, ataquei os tempos no fim para me divertir um pouco.”
Miller: “Acho que posso lutar pela vitória, fiz isso na última corrida, tenho boas sensações com a moto, o teste de Jerez foi positivo, o pacote é fantástico, não sei se vou conseguir, mas vou dar o meu melhor.”
Márquez: “Não mudarei minha mentalidade nem minha maneira de pilotar, os três times médicos me liberaram e se estou aqui é para atacar. Não quero falar mal de ninguém, quem fala pode cometer o mesmo erro na corrida seguinte. Tenho 15 anos de carreira e sei que ninguém quer cair, derrubar os outros, mas quando se está no limite erros acontecem; todos querem terminar a corrida, ninguém que ser lesionar. Eu recebi a pena e afinal a cumpri no GP da Argentina, não corri, mas não tenho culpa se mudaram a regra.”

Como se esperava, todos pressionando Marc Márquez, que tirou de letra, dizendo que seu trabalho é na pista, pilotando. E foi além: “se estou aqui é para atacar…”
Tarám…
Braaaaaap!

Fausto Macieira

PS – Relevem eventuais lapsos de digitação / interpretação; até no teclado a pressa é inimiga da perfeição

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário