quinta-feira, 26 de maio de 2022

Apesar da pandemia, tradução da Bíblia avança na Zâmbia - Revista Comunhão - Dicionário

No país, há mais de 70 idiomas falados. Atualmente, 20 estão sendo traduzidos por voluntários de igrejas locais em parceria com a Wycliffe

Por Patricia Scott 

Na Zâmbia, a tradução da Bíblia tem tido forte crescimento, mesmo em meio à pandemia. Isso acontece graças à parceria entre as igrejas locais e a Wycliffe Associates. A organização é dedicada para a tradução, além da distribuição das Sagradas Escrituras em localidades e países com idiomas ou dialetos de pouca acessibilidade.

Em 2014, a Wycliffe iniciou o esforço, a partir do método Church Owned Bible Translation, com o intuito de equipar e treinar tradutores da Bíblia. “Os métodos de Tradução da Bíblia de propriedade da Igreja aceleraram o processo de tradução e criaram oportunidades para levar a Palavra de Deus a mais pessoas do que nunca”, detalha a organização.

Atualmente, 20 dos mais de 70 idiomas falados na Zâmbia estão em processo ativo de tradução da Bíblia. Em maio, três idiomas recebem traduções completas do Novo Testamento, sem contar os outros quatro que serão concluídos em breve. A partir do recrutamento, realizado pelas igrejas locais, de milhares de voluntários para ajudar no processo de tradução da Palavra de Deus, o ritmo dos trabalhos são acelerados.

Vale destacar que, na Zâmbia, mais de cinco mil pessoas estão debruçadas em desenvolver as traduções. Mesmo com a pandemia, o trabalho progrediu e ainda avançou. Isto significa que a Zâmbia está em uma posição voltada para impactar o povo com as Escrituras.

“Estamos focados em como orientar os projetos de tradução da Bíblia com mais propriedade local e menos dependência da Wycliffe Associates. Os crentes locais estão muito entusiasmados por, finalmente, ter a Palavra de Deus na linguagem do coração”, salienta Aaron Brakefield, diretor regional para as Américas, África Austral e Europa Ocidental.

Na África, em 1900 havia menos de nove milhões de cristãos. Hoje, são mais de 541 milhões. A tradução da Bíblia é a responsável pelo crescimento da igreja, em grande parte, como também pelo desenvolvimento da maturidade da liderança, na África Subsaariana. A Wycliffe revela que a Zâmbia lidera o caminho para o restante da África Austral à medida que mais esforços locais de tradução da Palavra de Deus são desenvolvidos.

Com informações CHVN Radio

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário