segunda-feira, 9 de maio de 2022

Conheça o significado do 9 de Maio para os russos e os possíveis impactos para a guerra na Ucrânia - R7 - inglês

O dia 9 de maio ficou marcado na história da Rússia com a vitória sobre a Alemanha governada por Adolf Hitler. Os alemães assinaram nesta data um tratado com a União Soviética no qual admitiam a derrota na Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Desde então, a União Soviética e, posteriormente, a Rússia celebram o 9 de Maio como o dia em que um dos confrontos mais sangrentos da história chegou ao fim. Estima-se que 26 milhões de soviéticos tenham perdido a vida durante a Segunda Guerra Mundial — o maior número de baixas entre os países envolvidos na batalha.

Atualmente, a data é celebrada com desfiles em Moscou e em outros locais da Rússia. As festas também servem como uma demonstração de força bélica do Kremlin para o resto do mundo.

Em 2022, porém, o 9 de Maio terá um significado diferente para o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O líder russo celebrará a vitória sobre a Alemanha nazista, mas também a invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

De acordo com Putin, um dos objetivos da “operação militar especial” é a “desnazificação” ucraniana, em um esforço similar ao dos soldados soviéticos na década de 1940.

“Hoje, nossos soldados, assim como seus antepassados, lutam ombro a ombro pela libertação de sua pátria da sujeira nazista, com a confiança de que, como em 1945, a vitória será nossa”, disse Putin em declaração pública nesta semana.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, por sua vez, nega a presença de neonazistas no governo do país e aponta para Putin a imagem do nazismo no século 21.

“Décadas após a Segunda Guerra Mundial, a escuridão voltou à Ucrânia”, comenta Zelenski. “O mal voltou com um uniforme diferente, com lemas diferentes, mas com o mesmo objetivo”, acrescenta o líder da Ucrânia.

De acordo com fontes da agência AFP, a inteligência ucraniana possui informações de que a Rússia realizaria um desfile de 9 de Maio em Mariupol — cidade no sul da Ucrânia recém-conquistada pelas forças armadas russas após intensas batalhas. Essas informações não foram confirmadas pelo Kremlin.

Há também a expectativa de que Putin declare nesta segunda-feira (9) guerra à Ucrânia. Até o presente momento, a invasão russa não é vista oficialmente pelo país como guerra, o que juridicamente limita determinadas ações dos membros de governo no país.

O Ocidente aguarda uma ofensiva ainda mais intensa na Ucrânia a partir deste 9 de maio, embora especialistas afirmem que a Rússia não esperava tamanha resistência da população ucraniana. Atualmente, Moscou foca seus esforços de guerra na região separatista do leste e na região sul do país.

Adblock test (Why?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário